Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Adjane da Costa Tourinho e-
dc.contributor.authorMortimer, Eduardo Fleury-
dc.date.accessioned2013-07-31T23:34:18Z-
dc.date.available2013-07-31T23:34:18Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSILVA, A. C. T.; MORTIMER, E. F. As estratégias enunciativas de uma professora de Química e o engajamento disciplinar produtivo dos alunos em atividades investigativas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 117-138, 2011. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/viewArticle/264>. Acesso em: 31 jul. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/659-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma descrição e análise das estratégias enunciativas articuladas por uma professora de Química ao longo de atividades investigativas, em uma turma de 2ª série do ensino médio, relacionando tais estratégias ao envolvimento dos alunos. As estratégias enunciativas são caracterizadas considerando-se a dimensão da interatividade da estrutura analítica proposta por Mortimer et al. (2007), a qual compõe-se dos seguintes conjuntos de categorias: locutor, padrões de interação, abordagem comunicativa e intenções do professor. O artigo discute como as estratégias enunciativas articuladas, associadas às estruturas das atividades propostas, se adequam aos princípios característicos de ambientes que propiciam um engajamento disciplinar produtivo dos alunos (ENGLE; CONANT, 2002). O artigo discute ainda as evidências de engajamento disciplinar produtivo dos alunos considerando momentos em que estes interagem entre si, em pequenos grupos._______________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article presents a description and an analysis of the enunciative strategies used by a chemistry teacher in inquiry - based activities developed in an 11th grade classroom, during the laboratory lessons. It relates these enunciative strategies with the involvement of the students. The enunciative strategies are characterizated considering the interactive dimension of the analytical framework proposed by Mortimer et al (2007), which is composed by such category sets: speaker, patterns of interactions, teaching purposes and communicative approach. It discusses how the articulated strategies, associated to the structures of the proposed activities, fit the characteristic principles of environments which provide a productive disciplinary engagement of the students (ENGLE; CONANT, 2002). The article also further discusses the evidence of productive disciplinary engagement of the students, considering moments in which they interact amongst themselves in small groups.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleAs estratégias enunciativas de uma professora de química e o engajamento disciplinar produtivo dos alunos em atividades investigativaspt_BR
dc.title.alternativeThe enunciative strategies of a chemistry teacher and the productive disciplinary engagement of the students during inquiry - based activitiespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Attribution Licensept_BR
Aparece nas coleções:CODAP - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstrategiasEnunciativasQuimica.pdf648,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.