Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, José Carlos dos-
dc.date.accessioned2017-10-04T14:48:37Z-
dc.date.available2017-10-04T14:48:37Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6681-
dc.description.abstractThis work has as its theme the cultural projects in community/school library and its relation to the formation of library readers, with the overall objective to understand the type of relationship established between these categories. The specific objectives of the research were: build cultural projects worked in the library of SESC unit Siqueira; demonstrate whether and how cultural projects help readers in search of subjects on the shelves; to conduct research on sources of information (books and internet); the development encouraging reading and registration process readers. The research in development is qualitative and has exploratory character, as investigated whether and how the cultural activities developed in the SESC library unit Siqueira favor the formation of library readers. As data collection instruments, we used the interviews and non-participant observation during the actions. Were interviewed in charge of culture, the librarian, four teachers, five elementary school students and five people from the outside community, everyone involved with the projects. We conclude that cultural projects are improvers training library readers and that such actions are critical to the communities, contributing to the promotion thereof and assisting in the exercise of citizenship.por
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectSchool librarieseng
dc.subjectBibliotecas e comunidadepor
dc.subjectLibraries and communityeng
dc.subjectTreinamento de usuáriospor
dc.titleProjetos Culturais em biblioteca comunitária/escolar e sua relação com a formação de leitores de bibliotecapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Fialho, Janaina Ferreira-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema os projetos culturais em biblioteca comunitária/escolar e sua relação com a formação de leitores de biblioteca, com o objetivo geral de compreender o tipo de relação estabelecida entre essas categorias. Os objetivos específicos da pesquisa foram: compilar os projetos culturais trabalhados na biblioteca do SESC unidade Siqueira; demonstrar se e como os projetos culturais auxiliam os leitores na procura dos assuntos nas estantes; em realizar pesquisas nas fontes de informações (livros e internet); no desenvolvimento do incentivo à leitura e no processo de cadastro de leitores. A pesquisa em desenvolvimento é qualitativa e tem caráter exploratório, pois investigou se e de que forma as atividades culturais desenvolvidas na biblioteca do SESC unidade Siqueira favorecem a formação de leitores de biblioteca. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a realização de entrevistas e a observação não-participante durante as ações. Foram entrevistados o encarregado de cultura, a bibliotecária, quatro professores, cinco estudantes do ensino fundamental e cinco pessoas da comunidade externa, todos envolvidos com os projetos. Conclui-se que os projetos culturais são potencializadores da formação de leitores de biblioteca e que tais ações são fundamentais para as comunidades, contribuindo para a valorização das mesmas e auxiliando no exercício da cidadania.pt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Critovão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Carlos dos Santos.pdf746,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.