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dc.contributor.authorReis, Makson de Jesus-
dc.date.accessioned2017-10-05T14:51:29Z-
dc.date.available2017-10-05T14:51:29Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6702-
dc.description.abstractIn this research we studied within the University Library of the Federal University of Sergipe (BICEN / UFS), whose objective was to identify and analyze, in the context of librarians, the relationship of the interpretative cyborgs with sociodigital inclusion, specifically analyzing capacity and needs with the use of technology. The main objective aims to understand if the responsible professional, academic libraries, is prepared to act as interpretive cyborg, for the promotion of sociodigital inclusion of users. The methodology adopted was quali-quantitative research, combining sociometric approaches. The universe researched was the librarian of the Central Library of the Federal University of Sergipe (BICEN / UFS), and a sample of seven librarians. The data collection instrument was a sociometric questionnaire with objective questions, applied in loco. Os data were organized and grounded by perspecção of sociometry. The results show that the relationship of technology to the librarian succinct identification as interpretative cyborgs. We conclude, therefore, that the research objectives have been achieved.por
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaseng
dc.subjectUniversity librarieseng
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectInformation Technologyeng
dc.subjectBiblioteca Central da UFS (BICEN)por
dc.subjectCentral Library (BICEN/UFS)eng
dc.titleOs Ciborgues interpretativos e sua relação com a inclusão sociodigital : estudo sociométrico em uma biblioteca universitáriapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Barbara Coelho-
dc.description.resumoNa realização desta pesquisa estudou-se no âmbito da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Sergipe (BICEN/UFS), cujo objetivo foi de identificar e analisar, no contexto dos bibliotecários, a relação dos ciborgues interpretativos com a inclusão sociodigital, especificamente analisando a 5capacidade e necessidades decorrentes do uso da tecnologia. O objetivo principal visa perceber se o profissional responsável, das bibliotecas universitárias, está preparado para agir como ciborgue interpretativo, em prol da promoção da inclusão sociodigital dos usuários. A metodologia adotada foi a pesquisa quali-quantitativa, combinando abordagens sociométricas. O universo pesquisado foram os bibliotecários da Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe (BICEN/UFS), tendo como amostra 7 bibliotecários. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sociométrico, com questões objetivas, aplicado in loco. Os dados foram organizados e embasados pela perspecção da sociometria. Os resultados apontam que a relação da tecnologia com o bibliotecário suscinta a identificação como ciborgues interpretativos. Conclui-se, portanto, que os objetivos da pesquisa foram atingidos.pt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Critovão, SEpt_BR
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