Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/670
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Ramon de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Adjane da Costa Tourinho e | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-19T23:09:44Z | - |
dc.date.available | 2013-08-19T23:09:44Z | - |
dc.date.issued | 2012-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, R. O.; SILVA, A. C. T. Caracterizando as interações discursivas de uma professora de ciências na cidade de Itabaiana - SE. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: Educon, 2012. Disponível em: <www.educonufs.com.br/cdvicoloquio/eixo_06/PDF/87.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/670 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta as interações discursivas desenvolvidas por uma professora de ciências no 9º ano do ensino fundamental com seus alunos, tendo-se em vista as categorias de uma ferramenta proposta por Mortimer e Scott (2002). A análise está ancorada nas teorias de Vygostsky e Bahktin, visto que os pensadores nos dão suporte no sentido de compreender a importância do ambiente, do diálogo edas interações entre os indivíduos. Os dados foram coletados com a utilização de gravaçõesde vídeo e anotações de campo. As aulas registradas em vídeos foram mapeadas e se construiu um mapa de episódio. Os resultados apresentados nesse artigo nos permite assegurar que a metodologia utilizada retrata o caminho e as estratégias utilizadas pela professora para desenvolver a ‘estória científica’._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: El estudio presenta las interacciones discursivas desarrolladas, por una maestra de ciencias y sus alumnos, en el noveno grado de la enseñanza primaria, llevándose en cuenta las categorías de una herramienta propuesta por Mortimer y Scott (2002). La análisis está basada en las teorías de Vygostsky y Bahktin, ya que los investigadores nos dan un soporte para entender la importancia del ambiente, del dialogo yde las interacciones entre las personas. Los datos obtenidos fueron colectados a través de grabaciones de video y notas tomadas en las actividades prácticas realizadas. Las clases grabadas fueron mapeadas y se construyó un mapa de episodio. Los resultados presentados en esta investigación nos permiten garantizar que el método utilizado muestra el trayecto y las estrategias utilizadas por la maestra para desarrollar la ‘historieta científica’. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Interações discursivas | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Caracterizando as interações discursivas de uma professora de ciências na cidade de Itabaiana - SE | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CODAP - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CaracterizandoInteracoesDiscursivas.pdf | 537,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.