Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Ugenine dos Santos-
dc.date.accessioned2017-10-16T14:23:57Z-
dc.date.available2017-10-16T14:23:57Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6733-
dc.description.abstractThis research proposes the investigation of the role of breathing within the work of creation, from the following question: To what extent can breathing be used as a means for the deflagration and development of the creative process of the scenic artist? It is a qualitative research that associates bibliographical research with a practical experience with actors and dancers, aiming to understand the path of the breath to the scenic action, the expressiveness, the image to the scenic creation. The first chapter deals with questions related to the physiology of respiration and its application in different currents of thought and scenic practices. The second chapter provides descriptions and reflections on the experience with a small group of volunteers who experienced the practice of breathing as a trigger for the creative process. Among the results, the research indicates that, through respiratory awareness, the artists obtained the knowledge and recognition of the body that breathes, besides several sensations, expressions, flows of thoughts.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectTeatropor
dc.subjectTheatereng
dc.subjectEnsino de teatropor
dc.subjectTheater teachingeng
dc.subjectInterpretação teatralpor
dc.subjectTheatrical interpretationeng
dc.titleO Papel da respiração no processo criativo do atorpt_BR
dc.title.alternativeThe Role of Breathing in the Actor's Creative Processeng
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Mascarenhas, George-
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe a investigação do papel da respiração dentro do trabalho de criação, a partir da seguinte questão: Em que medida a respiração pode ser utilizada como meio para a deflagração e desenvolvimento do processo criativo do artista cênico? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que associa a investigação bibliográfica a uma experiência prática com atores e bailarinos, visando compreender o caminho da respiração até a ação cênica, a expressividade, à imagem para a criação cênica. O primeiro capítulo trata de questões ligadas à fisiologia da respiração e sua aplicação em diferentes correntes de pensamento e práticas cênicas. O segundo capítulo traz descrições e reflexões sobre a experiência realizada com um pequeno grupo de voluntários que vivenciaram a prática da respiração como deflagrador do processo criativo. Dentre os resultados, a pesquisa indica que, através da consciência respiratória, os artistas obtiveram o conhecimento e reconhecimento do corpo que respira, além de diversas sensações, expressões, fluxos de pensamentos.pt_BR
dc.publisher.departmentDTE - Departamento de Teatro – Laranjeiras – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localLaranjeiras, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ugenine dos Santos Pereira.pdf722,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.