Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Adjane da Costa Tourinho e-
dc.date.accessioned2013-08-19T23:51:10Z-
dc.date.available2013-08-19T23:51:10Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.citationSILVA, A. C. T. Práticas e movimentos epistêmicos em atividades investigativas de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 2011, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: ENPEC, 2011. Disponível em: <www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0660-1.pdf‎>. Acesso em: 19 ago. 2013.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-99681-02-2-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/673-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise das estratégiasarticuladas por uma professora de Química, ao longo de uma atividade investigativa, e das práticas epistêmicas desenvolvidas por um grupo de estudantes do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFS, buscando estabelecer relações entre ambas. O discurso da professora foi analisado por meio de algumas categorias propostas por Mortimer et al (2007) e decategorias construídas ao longo da análise, as quais foram inspiradas naquelas propostas por Lidar, Lundquivist e Östman (2005). As práticas epistêmicas foram analisadas por meio de uma ferramenta analítica proposta por Jimènez-Aleixandre e Bustamante (2008). Os resultados alcançados apontam para as contribuições das estratégias da professora para o avanço nas práticas desenvolvidas pelos alunos bem como para sua evolução conceitual._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This paper presents an analysis of relationship between the strategies articulated by Chemistry teacher and the epistemic practices developed by a group of students from Colégio de Aplicação of UFS, during an inquiry activity. The teacher's speech was analyzed by means of some categories proposed by Mortimer et al (2007) and categories built throughout the analysis, which were inspired from those proposed by Lidar, Lundquivist and Östman (2005). The epistemic practices were analyzed by means of an analytical tool proposed by Jimenez-Aleixandre and Bustamante (2008). The results pointto the contributions of the teacher's strategies for advancing of the practices developedby the students as well as its conceptual evolution.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMovimentos epistêmicospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titlePráticas e Movimentos Epistêmicos em Atividades Investigativas de Químicapt_BR
dc.title.alternativeEpistemic Practices and Movies in Inquiry Activities of Chemistrypt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
Aparece nas coleções:CODAP - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PráticasMovimentosEpistêmicos.pdf95,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.