Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Shirley dos Santos-
dc.date.accessioned2017-10-23T15:28:18Z-
dc.date.available2017-10-23T15:28:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6755-
dc.description.abstractThe research called "The School Library as a Social Environment in Reader's Training" has as a social environment of observation the School Library, the theme of Reader Training, using the methodology of literary review, mainly verifying the influence of facilities, activities, cultural action and mediation of reading and training of readers. It works the importance of the School Library in the formation of critical readers and effective users of the information. In the course of the work, we also discuss specialized library products and services, cultural action and animation in School Libraries, as methods to bring the school community closer to this important environment for training readers. Explanation of the services that BE can offer the school community, besides addressing the UNESCO Manifesto for the School Library, during the course of the work the public policies, the laws that the State of Sergipe approved about the School Library were discussed. Parameters for the School Library. As main final considerations, the literature confirms that the absence or precariousness of School Libraries impairs the formation of reading habits and tastes within the school environmenteng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectSchool librarieseng
dc.subjectFormação de leitorpor
dc.subjectFormation of readereng
dc.titleA biblioteca escolar como ambiente social na formação do leitorpt_BR
dc.title.alternativeThe school library as a social environment in the formation of the readereng
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Bari, Valéria Aparecida-
dc.description.resumoA pesquisa denominada “A Biblioteca Escolar como Ambiente Social na Formação do Leitor” tem como ambiente social de observação a Biblioteca Escolar, o tema a Formação do Leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da Biblioteca Escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer do trabalho também são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores. Explana sobre os serviços que a BE pode oferecer a comunidade escolar, além de versar sobre o Manifesto UNESCO para a Biblioteca Escolar, no decorrer do trabalho foram discutidas as políticas públicas, as leis que o Estado de Sergipe aprovou sobre a Biblioteca Escolar, sendo ainda discutidos os Parâmetros para a Biblioteca Escolar. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de Bibliotecas Escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolarpt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::TECNICAS DE RECUPERACAO DE INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Shirley dos Santos Ferreira.pdf818,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.