Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/676
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Adjane da Costa Tourinho e | - |
dc.contributor.author | Mortimer, Eduardo Fleury | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-20T00:29:47Z | - |
dc.date.available | 2013-08-20T00:29:47Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. C. T.; MORTIMER, E. F. Aspectos teórico-metodológicos da análise das dinâmicas discursivas das salas de aula de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru. Anais eletrônicos... Bauru: ABRAPEC, 2005. Disponível em: <www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p335.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-5100 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/676 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma discussão teórico-metodológica para análise das dinâmicas discursivas de salas de aulas de ciências, a qual faz uso de um esquema analítico proposto por Mortimer e Scott (2003) e de um software (videograph) para codificação de dados de vídeo. A metodologia aqui proposta tem sido utilizada e desenvolvida em uma pesquisa que, tomando os aportes da corrente sócio-histórica e seguindo a lógica da etnografia interacional, pretende caracterizar e contrastar as dinâmicas discursivas de duas salas de aula de química com diferentes professores, buscando estabelecer possíveis relações entre tais dinâmicas e a aprendizagem dos alunos._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article presents a theoretical and methodological debate for analyzing the science classrooms discourse based on an analytical tool or framework developed by Mortimer and Scott (2003), as well as software (videograph) for coding video data. This methodology has been used and developed in a research that, taking into account the sociocultural tradition and also the interacional ethnography, intends to characterize and contrast the discursive dynamics of two chemistry classrooms with different teachers. It aims establish also the possible relationships between such movements and the pupil’s learning. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Aspectos teórico-metodológicos da análise das dinâmicas discursivas das salas de aula de ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Theoretical and methodological aspects of analysing science classrooms discursive dynamics | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CODAP - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AspectosAulaCiencias.pdf | 241,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.