Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Adjane da Costa Tourinho e-
dc.contributor.authorMortimer, Eduardo Fleury-
dc.date.accessioned2013-08-20T00:29:47Z-
dc.date.available2013-08-20T00:29:47Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSILVA, A. C. T.; MORTIMER, E. F. Aspectos teórico-metodológicos da análise das dinâmicas discursivas das salas de aula de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru. Anais eletrônicos... Bauru: ABRAPEC, 2005. Disponível em: <www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p335.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1809-5100-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/676-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma discussão teórico-metodológica para análise das dinâmicas discursivas de salas de aulas de ciências, a qual faz uso de um esquema analítico proposto por Mortimer e Scott (2003) e de um software (videograph) para codificação de dados de vídeo. A metodologia aqui proposta tem sido utilizada e desenvolvida em uma pesquisa que, tomando os aportes da corrente sócio-histórica e seguindo a lógica da etnografia interacional, pretende caracterizar e contrastar as dinâmicas discursivas de duas salas de aula de química com diferentes professores, buscando estabelecer possíveis relações entre tais dinâmicas e a aprendizagem dos alunos._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article presents a theoretical and methodological debate for analyzing the science classrooms discourse based on an analytical tool or framework developed by Mortimer and Scott (2003), as well as software (videograph) for coding video data. This methodology has been used and developed in a research that, taking into account the sociocultural tradition and also the interacional ethnography, intends to characterize and contrast the discursive dynamics of two chemistry classrooms with different teachers. It aims establish also the possible relationships between such movements and the pupil’s learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAspectos teórico-metodológicos da análise das dinâmicas discursivas das salas de aula de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeTheoretical and methodological aspects of analysing science classrooms discursive dynamicspt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
Aparece nas coleções:CODAP - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AspectosAulaCiencias.pdf241,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.