Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/677
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Adjane da Costa Tourinho e-
dc.contributor.authorMortimer, Eduardo Fleury-
dc.date.accessioned2013-08-20T00:43:55Z-
dc.date.available2013-08-20T00:43:55Z-
dc.date.issued2007-12-
dc.identifier.citationSILVA, A. C. T.; MORTIMER, E. F. Caracterizando estratégias enunciativas de uma aula de química: uma análise sobre os gêneros do discurso - Parte 1: dados gerais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: ABRAPEC, 2007. Disponível em: <www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p320.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/677-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise das estratégias enunciativas articuladas numa sala de aula de Química da 2ª série do ensino médio, em que foram abordados os conceitos de processos exo e endotérmicos e de entalpia. A caracterização dessas estratégias orienta-se para a configuração do gênero do discurso das salas de aula de ciências, numa perspectiva bakhtiniana. A metodologia empregada envolveu a aplicação de um sistema de categorias proposto por Mortimer, Massicame, Buty e Tiberghien (2005 a e b) aos dados de sala de aula registrados em vídeo, em tempo real, utilizando-se um software desenvolvido pelo IPN-Kiel, o Videograph®. Os resultados apresentados neste artigo, referem-se aos percentuais de tempo e frequências de cada categoria do sistema, resultantes do trabalho com este software, os quais permitem uma caracterização panorâmica da dinâmica discursiva da sala de aula, servindo como referência para uma microanálise que revela como as estratégias enunciativas foram desenvolvidas._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This work presents an analysis of the enunciative strategies developed in a Chemistry classroom on the 10th grade, where were approached the exothermic and endothemic process and enthalpy concepts. The characterization of these strategies is directed at the configuration of discourse genre of the science classroom, in a Bakhtinian perspective. The methodology used comprised the application of a system proposed by Mortimer, Massicame, Buty and Thiberghien (2005 a e b) to classrooms data recorded by video, in real time, by means of software developed by IPN-Kiel, the videograph. The results presented in this article, refer to time percentage and frequencies of each category obtained from the work with this software. These general data allow a panoramic characterization of the discursive dynamic of the classroom, and they serve as backdrop for a microanalysis which revels how the enunciative strategies were developed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCaracterizando estratégias enunciativas de uma aula de química: uma análise sobre os gêneros do discurso–parte 1: dados geraispt_BR
dc.title.alternativeCharacterizing enunciative strategies of a chemistry classroom: an analysis on discourse genres - part 1: general datapt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
Appears in Collections:CODAP - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaracterizandoEstrategiasEnunciativas.pdf71,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.