Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6781
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Alfredo Barbec Barreto dos-
dc.date.accessioned2017-10-26T15:11:43Z-
dc.date.available2017-10-26T15:11:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSANTOS, Alfredo Brabec Barreto dos. Dança a partir de estímulos sensoriais : uma vivência e suas reflexões teóricas. 2015. 1 CD-ROM Monografia (Licenciatura em Dança) - Departamento de Dança, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6781-
dc.description.abstractThe present work will address how my class proposes a process that uses tools for sensory stimuli (incense, environmental sounds, essential oils, water spray and fan) as the main mechanism to build a body state for dance activity, creative and autonomous of the student. It seeks to work the understanding of the creative doing in dance through the senses, having as theoretical support Patrícia Leal (2012). The process proposed in this lesson does not seek an immediate result or a product, but rather a particular, procedural and unique experience for each student. This pedagogical action becomes relevant while it enables the student to perceive not exclusively as a reproducer of a certain formatted dance technique, but as the creator of his or her own dance. As a methodology for this work were made bibliographical reviews and a practical lesson for analysis purposes.por
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDançapor
dc.subjectDanceeng
dc.subjectEnsino de dançapor
dc.subjectDance teachingeng
dc.subjectLinguagem corporalpor
dc.subjectBody languageeng
dc.titleDança a partir de estímulos sensoriais : uma vivência e suas reflexões teóricaspt_BR
dc.title.alternativeDance from sensory stimuli: an experience and its theoretical reflectionseng
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Davidovitsch, Fernando-
dc.description.resumoO presente trabalho abordará como a minha aula propõe um processo que utiliza ferramentas para estímulos sensoriais (incenso, sons ambientais, óleos essenciais, borrifador de água e leque) como mecanismo principal para construir um estado de corpo para atividade em dança, que propicia um fazer criativo e autônomo do aluno. Busca-se trabalhar o entendimento do fazer criativo em dança através dos sentidos, tendo como suporte teórico Patrícia Leal (2012). O processo proposto nesta aula não busca um resultado imediato ou um produto, mas sim uma vivência particular, processual e única para cada aluno. Esta ação pedagógica se faz relevante ao passo que ela possibilita ao aluno se perceber não exclusivamente como reprodutor de determinada técnica de dança já formatada, mas como criador de sua própria dança. Como metodologia para este trabalho foram feitas revisões bibliográficas e uma aula prática para fins de análise.pt_BR
dc.publisher.departmentDDA - Departamento de Dança – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alfredo Barbec Barreto dos Santos.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.