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dc.contributor.authorSilva, Adjane da Costa Tourinho e-
dc.contributor.authorMortimer, Eduardo Fleury-
dc.date.accessioned2013-08-20T17:16:43Z-
dc.date.available2013-08-20T17:16:43Z-
dc.date.issued2009-11-
dc.identifier.citationSILVA, A. C. T.; MORTIMER, E. F. Estratégias enunciativas em atividades investigativas de química-Parte 1: a dimensão da interatividade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/862.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/679-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma descrição e análise das estratégias enunciativas articuladas por uma professora de Química ao longo de uma atividade investigativa desenvolvida em uma turma de 2ª série do ensino médio durante três aulas realizadas em laboratório. A identificação dessas diferentes estratégias orienta-se para a configuração do gênero do discurso das salas de aula de ciências, numa perspectiva bakhtiniana. A metodologia empregada envolveu a aplicação do sistema de categorias proposto por Mortimer et al (2007) aos dados de sala de aula registrados em vídeo, em tempo real, utilizando um software desenvolvido pelo IPN-Kiel, o Videograph®. Consideramos a dimensão da interatividade desse sistema, a qual é composta pelos seguintes conjuntos de categorias: locutor, padrões de interação, intenções do professor e abordagem comunicativa. A análise focaliza principalmente o ritmo pelo qual a professora trabalha com as diferentes categorias desses conjuntos ao longo da atividade investigativa._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This work presents a description and analysis of the enunciative strategies used by a chemistry teacher in an inquiry-based activity developed in an 11th grade classroom, during the laboratory lessons. The identification of the different strategies is oriented to the configuration of the speech genres of science classrooms, according to a Bakhtinian view. The used methodology employed the categorization systems proposed by Mortimer et al (2007), which was applied to video recorded classroom data using a software developed by IPN-Kiel, the Videograph®. We consider the interactive dimension of the classroom, which can be studied by the following categories: speaker, patterns of interactions, teaching purposes and communicative approach. The analysis focuses mainly on the rhythm through which the teacher works with the different categories throughout the inquiry-based activity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnunciadospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.titleEstratégias enunciativas em atividades investigativas de química-parte 1: a dimensão da interatividadept_BR
dc.title.alternativeEnunciative estrategies in inquiry-based activities of chemistry – part one: the interactive dimensionpt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
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