Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSerra, Anderson Carlos de Cristo-
dc.date.accessioned2017-10-31T13:12:59Z-
dc.date.available2017-10-31T13:12:59Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSERRA, Anderson Carlos de Cristo. Espaço de leitura como forma de socioeducação na Unidade Socioeducativa Senadora Maria do Carmo Alves de Aracaju. 2015. Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Núcleo de Ciência da Informação, Centro de Ciências e Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6810-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapor
dc.subjectSala de leiturapor
dc.subjectBibliotecas especializadaspor
dc.subjectAracaju (SE)por
dc.subjectCentros socioeducativospor
dc.titleEspaço de leitura como forma de socioeducação na unidade socioeducativa Senadora Maria do Carmo Alves de Aracajupt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Telma de-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso busca mostrar, através de análise teórica o processo do hábito de ler e, de realização de atividades em prol da leitura no espaço de leitura na Unidade Socioeducativa Feminina Senadora Maria do Carmo Alves (UNIFEM), em Aracaju. Como elemento de socioeducação das adolescentes, autoras de atos infracionais, busca revelar a importância do livro, da leitura e do valor que tem o espaço de leitura como instrumento de formação das adolescentes como cidadãs ativas e, que tem a oportunidade de conhecer o espaço de leitura como um local de lazer e de atividades culturais. O espaço de leitura é o local que serve também de suporte para as atividades pedagógicas da própria UNIFEM e de apoio para as atividades administrativas, para utilização dos próprios funcionários, proporcionando algum tipo de consulta e leitura. Como objetivos buscou demonstrar a importância do espaço de leitura na socioeducação das adolescentes através da leitura e importância do livro como elemento de instrução, conhecimento, informação e lazer, sendo que a unidade tem como foco socioeducar adolescentes e não castigá-las, pois a privação de sua liberdade já é uma retribuição pelo erro que cometeram. O resultado obtido através da pesquisa é que o espaço de leitura, ainda é um local muito pequeno, com poucos livros, mas que atende bem as suas necessidades, bem organizado e que funciona também como sala de aula. Há um grande esforço dos profissionais responsáveis pela espaço de leitura em transformar o local numa biblioteca, mas que encontra entraves como a burocracia do serviço público. Nas conclusões foi possível perceber como a leitura e o livro são enxergados como elementos de mudança na vida das adolescentes. Percebe-se que através do conhecimento e informação as adolescentes conseguem obter a real liberdade, sendo conhecedoras de sua condição, abrindo os horizontes para uma nova realidade e, através da instrução, tenham a possibilidade de trilhar um novo caminho, diferentemente daquele em que se encontrampt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson Carlos de Cristo Serra.pdf614,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.