Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJesus, Mirelle Sacramento de-
dc.date.accessioned2017-11-22T13:23:59Z-
dc.date.available2017-11-22T13:23:59Z-
dc.date.issued2015-02-06-
dc.identifier.citationJESUS, Mirelle Sacramento de. Os festivais de música popular brasileira e a indústria cultural no regime militar. 2015. Monografia (Licenciatura em História ) - Departamento de História, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6952-
dc.description.abstractThe present article analyzes the development of Cultural Industry during the Military Regime, through the Brazilian Popular Music Festivals televised, making a counterpoint to the concept of the Cultural Industry, created by the Frankfurt School thinkers Theodor Adorno and Max Horkheimer. With the expansion of Brazilian phonographic market in the period of the festivals, especially during the Military regime , the Cultural Industry was imposed;however, it was observed that, contrary to the claims of these thinkers, did not result in alienation of individuals. Therefore, were used as sources, documentaries and videos about the festivals, as well as newspapers of the time and the lyrics of some songs in order to motivate consistently our discussion.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectDitadura militarpor
dc.subjectDitadurapor
dc.subjectMúsica popular brasileirapor
dc.subjectFestivais de músicaspor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectMPBpor
dc.subjectMilitary eegimeeng
dc.subjectFestivalseng
dc.subjectCultural Industryeng
dc.titleOs festivais de música popular brasileira e a indústria cultural no regime militarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Célia Costa-
dc.description.resumoO presente artigo analisa o desenvolvimento da indústria cultural no Regime militar, a partir dos Festivais de Música Popular Brasileira televisionados, fazendo um contraponto com o conceito de Indústria Cultural, criado pelos pensadores frankfurtianos Theodor Adorno e Max Horkheimer. Com a expansão do mercado fonográfico brasileiro no período dos festivais, sobretudo durante o regime militar, a indústria cultural se impôs, porém observou-se que esta ao contrário do que afirma estes pensadores, não resultou na alienação dos indivíduos. Para tanto, utilizamos como fontes, documentários e vídeos sobre os festivais, como também jornais da época e a letra de algumas canções, a fim de embasarmos com maior consistência nossa discussão.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mirelle_Sacramento_Jesus.pdf660,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.