Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6980
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Carolina de Sá | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-27T16:54:32Z | - |
dc.date.available | 2017-11-27T16:54:32Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Carolina de Sá. Mobilidade urbana em Aracaju: implantação de VLT aliada à identificação de HUBS. 2017. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)- Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6980 | - |
dc.description.abstract | From the growth of cities and the consequent need for new forms of locomotion, themes that approach mobility have taken center stage amid the discussions that permeate the urban space. The new directives of urbanism point to a strategic, systemic and interdependent analysis of the contemporary metropolis. The mobility infrastructure, in turn, is seen as a potential articulator of the discontinuous sectors of the city, due to its capacity to act simultaneously on a local and metropolitan scale. This work aims to identify potential areas for the implantation of intermodal stations - understood as privileged areas for intervention – and to present guidelines for the improvement of urban mobility on a metropolitan scale, based on the proposed implementation of the VLT system in the city of Aracaju . In addition, we intend to intervene locally, through the application of the analysis methodology proposed by Marlon Rubio Longo (2015).P | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | por |
dc.subject | Transporte urbano | por |
dc.subject | Arquitetura | por |
dc.subject | Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) | por |
dc.subject | Mobilidade urbana | por |
dc.subject | Estruturação urbana | por |
dc.title | Mobilidade urbana em Aracaju: implantação de VLT aliada à identificação de HUBS | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Lina Martins de | - |
dc.description.resumo | A partir do crescimento das cidades e consequente necessidade de novas formas de locomoção, as temáticas que abordam a mobilidade assumiram lugar de destaque em meio às discussões que permeiam o espaço urbano. Nesse contexto, as novas diretrizes do urbanismo apontam para uma análise estratégica, sistêmica e interdependente da metrópole contemporânea. A infraestrutura de mobilidade, por sua vez, é vista como potencial articuladora dos setores descontínuos da cidade, em decorrência da sua capacidade de atuar simultaneamente em escala local e metropolitana. Este trabalho tem como objetivo a identificação de áreas potenciais para implantação de estações intermodais – entendidas como áreas privilegiadas para intervenção – e apresentação de diretrizes para melhoria da mobilidade urbana em escala metropolitana, a partir da proposta de implantação do sistema de VLT na cidade de Aracaju. Além disso, pretende-se intervir em escala local, através da aplicação da metodologia de análise proposta por Marlon Rubio Longo (2015). | pt_BR |
dc.publisher.department | DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Araújo, Rozana Rivas de | - |
dc.description.local | Laranjeiras, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana_Carolina_Sá_Silva.pdf | 128,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.