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dc.contributor.authorSandes, Patrícia Di Angelis Souza-
dc.date.accessioned2017-12-01T20:07:22Z-
dc.date.available2017-12-01T20:07:22Z-
dc.date.issued2016-05-20-
dc.identifier.citationSANDES, Patrícia Di Angelis Souza. Anteprojeto arquitetônico de uma escola pública modelo sustentável de ensino fundamental em Aracaju-SE. 2016. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)- Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/7059-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectAracaju (SE)por
dc.subjectProjeto arquitetônicopor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.titleAnteprojeto arquitetônico de uma escola pública modelo sustentável de ensino fundamental em Aracaju-SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Galvão, Fernando de Medeiros-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda um tema ainda não muito discutido, porém de suma importância quando se fala em educação, a arquitetura escolar. É fato que a educação pública do país vem sendo alvo de inúmeras críticas, apoiadas em vários fatores responsáveis por seus resultados negativos. Pesquisas apontam que a queda da qualidade do ensino público começou a ocorrer nos anos 50, com o enorme crescimento urbano proveniente da industrialização, onde a construção de prédios escolares já não mais acompanhava esse ritmo acelerado. Porém, apesar dessa associação, os aspectos físicos do ambiente escolar são pouco citados nas discussões pedagógicas ou em estilos de aprendizagem. Com isso, baseando-se, principalmente, na permanência constante de grande parte da população nesses edifícios, sendo assim pertinente indagar sobre o impacto dos elementos arquitetônicos nos níveis de ensino e aprendizagem de alunos e produtividade dos professores ao transmitir conhecimentos, surgiu um questionamento: de que maneira a arquitetura pode contribuir para a melhoria da educação? A partir de então, estudos bibliográficos, estudos de casos e pesquisas em campo foram desenvolvidas, a fim de chegar ao resultado final de um projeto arquitetônico que atendesse não apenas às exigências funcionais de um ambiente de ensino, mas que também despertasse no público alvo – os alunos – o sentimento de pertencimento e o desejo de permanência em tal local.pt_BR
dc.publisher.departmentDAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localLaranjeiras, SEpt_BR
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