Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7074
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Cicero Roberto | - |
dc.contributor.author | Lima, Marcus Eugênio Oliveira | - |
dc.contributor.author | Larrain, Leoncio Francisco Camino Rodriguez | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T11:54:38Z | - |
dc.date.available | 2017-12-06T11:54:38Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, C. R.; LIMA, M. E. O.; LARRAIN, L. F. C. R. Sistemas de valores e atitudes democráticas de estudantes universitários de João Pessoa. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 177-190, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000100015>. Acesso em: 06 dez. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1678-7153 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/7074 | - |
dc.description.abstract | This paper presents two empirical studies analysing the relationships between individual's value systems and democratic attitudes. The subjects were university students in João Pessoa (Brazil). In the first study (n=350) we investigated the implicit dimensions present in both content and structure of student's value systems. The data were analysed from the framework of Schwartz´s Theory of Values and Inglehart´s distinction between materialist and post-materialist values. In the second study (n=200) those results were replicated and were also correlated to student's democratic attitudes. The main results were twofold. First, religious values were negatively correlated to democratic attitudes and second the post-materialist values were positively correlated to those attitudes. These findings were discussed pointing out the real meaning of democracy for those subjects. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psicologia: Reflexão e Crítica | pt_BR |
dc.subject | Sistema de valores | por |
dc.subject | Atitude | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Value systems | eng |
dc.subject | Attitudes | eng |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.title | Sistemas de valores e atitudes democráticas de estudantes universitários de João Pessoa | pt_BR |
dc.title.alternative | Value systems and democratic attitudes in university students of João Pessoa | eng |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta duas pesquisas empíricas que analisam a relação entre sistemas de valores e atitudes democráticas de estudantes universitários. No primeiro estudo (n= 350), investigam-se as dimensões subjacentes à estrutura e ao conteúdo do sistema de valores de estudantes de uma universidade pública. Na interpretação das dimensões obtidas considera-se a teoria de Schwartz sobre os tipos motivacionais e a teoria de Inglehart sobre os valores materialistas e pós-materialistas. Os resultados mostram que os valores se organizam em função de três sistemas: o religioso; o materialista; o pós-materialista. No segundo estudo (n= 200), repetem-se os resultados do Estudo 1 numa amostra de estudantes de uma universidade privada, e relaciona-se a estrutura de valores obtida com as atitudes democráticas. Constata-se que a adesão ao sistema de valores religiosos associa-se com a atitude negativa em relação à democracia, enquanto que esta atitude se relaciona positivamente com os valores pós-materialistas. A discussão girou em torno do significado da democracia para estes estudantes. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | DPS - Artigos de periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AtitudesEstudantesJoaoPessoa.pdf | 211,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.