Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7074
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorPereira, Cicero Roberto-
dc.contributor.authorLima, Marcus Eugênio Oliveira-
dc.contributor.authorLarrain, Leoncio Francisco Camino Rodriguez-
dc.date.accessioned2017-12-06T11:54:38Z-
dc.date.available2017-12-06T11:54:38Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationPEREIRA, C. R.; LIMA, M. E. O.; LARRAIN, L. F. C. R. Sistemas de valores e atitudes democráticas de estudantes universitários de João Pessoa. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 177-190, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000100015>. Acesso em: 06 dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1678-7153-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/7074-
dc.description.abstractThis paper presents two empirical studies analysing the relationships between individual's value systems and democratic attitudes. The subjects were university students in João Pessoa (Brazil). In the first study (n=350) we investigated the implicit dimensions present in both content and structure of student's value systems. The data were analysed from the framework of Schwartz´s Theory of Values and Inglehart´s distinction between materialist and post-materialist values. In the second study (n=200) those results were replicated and were also correlated to student's democratic attitudes. The main results were twofold. First, religious values were negatively correlated to democratic attitudes and second the post-materialist values were positively correlated to those attitudes. These findings were discussed pointing out the real meaning of democracy for those subjects.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)pt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.subjectSistema de valorespor
dc.subjectAtitudepor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectValue systemseng
dc.subjectAttitudeseng
dc.subjectDemocracyeng
dc.titleSistemas de valores e atitudes democráticas de estudantes universitários de João Pessoapt_BR
dc.title.alternativeValue systems and democratic attitudes in university students of João Pessoaeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta duas pesquisas empíricas que analisam a relação entre sistemas de valores e atitudes democráticas de estudantes universitários. No primeiro estudo (n= 350), investigam-se as dimensões subjacentes à estrutura e ao conteúdo do sistema de valores de estudantes de uma universidade pública. Na interpretação das dimensões obtidas considera-se a teoria de Schwartz sobre os tipos motivacionais e a teoria de Inglehart sobre os valores materialistas e pós-materialistas. Os resultados mostram que os valores se organizam em função de três sistemas: o religioso; o materialista; o pós-materialista. No segundo estudo (n= 200), repetem-se os resultados do Estudo 1 numa amostra de estudantes de uma universidade privada, e relaciona-se a estrutura de valores obtida com as atitudes democráticas. Constata-se que a adesão ao sistema de valores religiosos associa-se com a atitude negativa em relação à democracia, enquanto que esta atitude se relaciona positivamente com os valores pós-materialistas. A discussão girou em torno do significado da democracia para estes estudantes.pt_BR
Aparece en las colecciones: DPS - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AtitudesEstudantesJoaoPessoa.pdf211,36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.