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dc.contributor.authorSilva, Manuela Ramos da-
dc.contributor.authorSouza, Risia Kaliane Santana de-
dc.contributor.authorSilva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da-
dc.date.accessioned2017-12-06T18:03:44Z-
dc.date.available2017-12-06T18:03:44Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, M. R. da.; SOUZA, R. K. S. de; Silva, M. A. M. A. da. Pequenas ousadias historiográficas contra a timidez dos estudos históricos-organizacionais brasileiros: uma discussão sobre escolhas epistemológicas, teóricas e metodológicas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO,41., 2017, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: AnPAD, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2177-2576-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/7083-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administraçãopt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEstudos organizacionaispor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEstudos históricosorganizacionaispor
dc.titlePequenas ousadias historiográficas contra a timidez dos estudos históricos-organizacionais brasileiros: uma discussão sobre escolhas epistemológicas, teóricas e metodológicaspt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseDireitos autorais pertencentes ao(s) autor(es)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo discutir escolhas epistemológicas, teóricas e metodológicas em estudos históricos-organizacionais. No cumprimento desse objetivo foi desenvolvida uma análise comparativa de dois estudos históricos-organizacionais brasileiros, a saber: (i) História organizacional da ENAP: uma análise dos papéis desempenhados e das competências organizacionais desenvolvidas, de Silva (2017); e (ii) Interculturalidade em uma organização de origem em países distintos: uma história da Inaceres, de Souza (2016). A análise desses estudos é fundamentada teoricamente, a partir de uma pesquisa bibliográfica, e desenvolvida em função de três eixos temáticos de discussão: epistemológico, teórico e metodológico. Ao analisar os estudos sob o eixo epistemológico, verifica-se que são construídos com concepções semelhantes de ciência que se caracterizam por: buscar a interpretação e não verdade do objeto que estudam e, em correlato, relacionar o sujeito com o objeto na produção do conhecimento. Ao analisar os estudos sob o eixo teórico, verifica-se que eles se aproximam no alinhamento à História Nova e se afastam nas diferentes abordagens teóricometodológicas que adotam, em função de seus objetos de estudo. Ao analisar os estudos sob o eixo metodológico, verifica-se que eles utilizam técnicas de levantamento e análise de informações que, embora diferentes, se assemelham em diversos aspectos. Contudo, essa é uma discussão que não se encerra nesse artigo, e sua continuidade contribui para a articulação das pequenas ousadias historiográficas e a superação da timidez dos estudos históricoorganizacionais.pt_BR
dc.description.localSão Paulo, SPpt_BR
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