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dc.contributor.authorSilva, Manuela Ramos da-
dc.contributor.authorSilva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da-
dc.date.accessioned2017-12-06T18:27:29Z-
dc.date.available2017-12-06T18:27:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, M. R. da.; Silva, M. A. M. A da. Um estudo histórico das competências organizacionais desenvolvidas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) como escola de governo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO,41., 2017, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: AnPAD, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/7084-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administraçãopt_BR
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectEscola de governopor
dc.subjectHistória organizacionalpor
dc.subjectEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)por
dc.titleUm estudo histórico das competências organizacionais desenvolvidas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) como escola de governopt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseDireitos autorais pertencentes ao(s) autor(es)pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo versa sobre escolas de governo e, particularmente, sobre a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Questiona-se quais as competências organizacionais da ENAP como escola de governo. O objetivo é compreender as competências organizacionais desenvolvidas pela ENAP como escola de governo. Trata-se de uma abordagem interpretativista que se constrói como história organizacional no campo da Administração Pública. A estratégia metodológica desse estudo histórico envolve: como técnicas de levantamento de informações, pesquisa documental e entrevista com recurso da história oral temática de sujeitos identificados na análise documental e por meio da técnica de bola de neve; e como técnicas de análise, análise documental e Análise Temática das entrevistas relacionadas aos documentos e à literatura levantada por pesquisa bibliográfica. A compreensão histórica das competências organizacionais desenvolvidas pela ENAP como escola de governo, de 1986 a 2016, foi construída com base nas narrativas das experiências de dezessete sujeitos que participaram ou participam da história dessa organização pública nos diversos contextos nos se insere no período estudado. Nessa compreensão histórica, evidenciaram-se (1) ter a marca ENAP, (2) formar competência para a gestão, (3) ser espaço de encontro de competência, e (4) interpretar demandas, isto como competências organizacionais desenvolvidas pela ENAP no cumprimento de seu propósito como escola de governo no período historiado. A história dessas competências organizacionais foi marcada por processos adaptativos, emergentes, incrementais, o que traduz as mudanças e a construção ao longo do tempo da ENAP como escola de governo.pt_BR
dc.description.localSão Paulo, SPpt_BR
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