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dc.contributor.authorSilva, Manuela Ramos da-
dc.date.accessioned2017-12-06T19:25:47Z-
dc.date.available2017-12-06T19:25:47Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA. M. R. da. Uma análise brasileira do filme “Os Escritores da Liberdade. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/eixo_02/PDF/20.pdf>. Acesso em: 6 dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/7087-
dc.description.abstractThis text aims at analysing the film “Freedom Writers” under the perspective of the Brazilian educator Paulo Freire. It proposes reflecting upon a dialogic, conscious, transforming educative practice, in which teachers and students have similiar and important roles. We take the hypothesis that “there is no teaching without learning, they explain each other, and the individuals, despite the differences, are not reduced to the condition of objects, of one another”(Freire, 1996, p.23). We highlight one of the main pressupositions of the Freirean model, that no one educates anyone, and no one educates him/herself. The other category we use is of education as a freeing practice. For Freire, education leads to freedom, to a radical change in reality in order to improve it, to make it more humane, to allow men and women to be understood as subjects of their own history, instead of objects of it.por
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectLiberdadepor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectFreedomeng
dc.subjectTeaching-learning processeng
dc.titleUma análise brasileira do filme “Os Escritores da Liberdadept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseDireitos autorais pertencentes ao(s) autor(es)pt_BR
dc.description.resumoEste texto tem como objetivo analisar o filme “Os Escritores da Liberdade” à luz das ideias do educador brasileiro Paulo Freire, propondo uma reflexão em torno da prática educativa dialógica, consciente, transformadora, na qual professor e aluno têm papéis igualmente importantes. Assumimos a hipótese de que “não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro” (Freire, 1996, p.23), destacando um dos principais pressupostos do modelo freireano, de que ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho. A outra categoria da nossa reflexão é a educação como prática libertadora. Para Freire, a educação visa à libertação, à transformação radical da realidade, para melhorá-la, para torná-la mais humana, para permitir que os homens e as mulheres sejam reconhecidos como sujeitos da sua história, e não como objetos.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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