Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Carlos Alberto de-
dc.contributor.authorAndrade, Bruno dos Santos-
dc.date.accessioned2017-12-19T17:45:32Z-
dc.date.available2017-12-19T17:45:32Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, C. A. de; ANDRADE, B. dos S. Abordagem da separação de misturas no ensino fundamental sob o enfoque CTSA visando a contextualização no ensino de ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 1-13, 2017. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1141>. Acesso em: 19 dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2179-426X-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7121-
dc.description.abstractDiscussions of topics related to Science and Technology have occupied a prominent position in the current society. In the Brazilian educational scenario, specifically in the field of science teaching, this has had repercussions on proposals and reforms. In view of the above, an experiential analysis was conducted with a discussion about a didactic sequence regarding the content of Mixtures under the CTSA approach, in a Elementary School. From this analysis, it was verified that the students were able to interrelate the content with scientific, technological, social and environmental aspects; That the incorporation of pedagogical practices by educators stimulates learning through the use of scientific knowledge in the exercise of citizenship and promotes the intellectual development of the student with criticality.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEnfoque CTSApor
dc.subjectSeparação de misturaspor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectCTSA approacheng
dc.subjectSeparation of blendseng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleAbordagem da separação de misturas no ensino fundamental sob o enfoque CTSA visando a contextualização no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeApproach to the separation of mixtures in fundamental education under the CTSA approach aiming contextualization in science teachingeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacionalpt_BR
dc.description.resumoDiscussões de temas relacionados à Ciência e à Tecnologia têm ocupado uma posição de destaque em meio à conjuntura atual da sociedade. No cenário educacional brasileiro, especificamente no campo do ensino de Ciências, isso tem repercutido em propostas e reformas. Diante do exposto, foi realizada uma análise experiencial com discussão acerca de uma sequência didática referente ao conteúdo Separação de Misturas sob o enfoque CTSA, em uma escola de Ensino Fundamental. Desta análise, constatou-se que os estudantes foram capazes de inter-relacionar o conteúdo com aspectos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais; que a incorporação de práticas pedagógicas por parte dos educadores estimula a aprendizagem por meio da utilização do conhecimento científico no exercício da cidadania e promove o desenvolvimento intelectual do estudante com criticidade.pt_BR
Aparece nas coleções:DEDI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SeparacaoMisturasEnfoqueCSTA.pdf347,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.