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dc.contributor.authorVasconcelos, Carlos Alberto de-
dc.date.accessioned2017-12-19T19:12:35Z-
dc.date.available2017-12-19T19:12:35Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, C. A. de. Possibilidades para a inserção da educação ambiental na formação docente. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 24, n. 2, p. 338-352, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7418>. Acesso em: 19 dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2238-0302-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7124-
dc.description.abstractDiscuss teacher training involves, among other issues, the environmental social. The environmental theme in the educational process provides expressiveness in society and challenges of training teachers for the twenty-first century, unchaining postures and actions by social and environmental problems both in thematic and methodological. With this understanding, this essay handle and points out alternative proposals for inclusion of environmental education in teacher training courses. It is a work of bibliographic nature, based on official documents, researches developed, beyond observation and experience. Beforehand, can lead to the inclusion of environmental education is more appropriate if developed in an interdisciplinary manner also in Higher Education; there are differences in partial understanding of the National Environmental Education, as the operationalization of Education; designing policies that possibility the participation of teachers in courses focusing on the theme, design and implementation of projects and programs in environmental education. Demand specific processes of initial training should be implemented in undergraduate programs, specifically in the curriculum.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.relation.ispartofRevista Espaço Pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectInserção curricularpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectTraining of teacherseng
dc.subjectCurricular integrationeng
dc.titlePossibilidades para a inserção da educação ambiental na formação docentept_BR
dc.title.alternativePossibilities for the integration of environmental education in teacher trainingeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseDireitos autorais pertencentes aos autores. Disponível em: < http://seer.upf.br/index.php/rep/about/submissions#copyrightNotice>.pt_BR
dc.description.resumoDiscutir formação de professores envolve, dentre outras questões, a socioambiental. A temática ambiental no processo educativo oferece expressividade na sociedade e desafios da formação de professores para o século XXI, desencadeando posturas e atuações mediante as dificuldades socioambientais tanto em nível temático quanto metodológico. Com essa acepção, este artigo trata e aponta propostas alternativas para inserção da educação ambiental nos cursos de formação de professores. É um trabalho de cunho bibliográfico, baseado em documentos oficiais, pesquisas desenvolvidas, além de observação e experiências. De antemão, pode-se induzir que a inserção da educação ambiental é mais adequada se desenvolvida de forma interdisciplinar também no ensino superior; há divergências no entendimento parcial da Política Nacional de Educação Ambiental quanto à operacionalização da educação; traçar políticas que contemplem a participação de professores em cursos voltados para a temática, elaboração e implementação de projetos e programas em educação ambiental. Exigem-se processos específicos de formação inicial, que devem ser implantados nos cursos de licenciatura, especificamente no currículo.pt_BR
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