Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7133
Tipo de Documento: Artigo
Título : Educar para a saúde no século XXI: fala de professores
Otros títulos : Education for health in the XXI century: speech teachers
Autor : Vasconcelos, Carlos Alberto de
Santos, José Wildson dos
Fecha de publicación : nov-2016
Resumen: Educar em tempos de alta tecnologia é certamente um dos mais instigantes desafios para os profissionais da educação no século XXI. O presente trabalho procurou investigar como os profissionais da educação da rede de ensino estadual de Sergipe, especificamente professores de educação física, desenvolvem suas ações pedagógicas voltadas à educação para saúde. Analisamos a formação acadêmica deles, seus planos de curso e como estes concebem a saúde e a educação para saúde. Optamos por conceber a saúde a partir de uma visão holística, a qual é compreendida como um conjunto composto por diferentes esferas, e a partir de então discutir com os entrevistados sobre a intervenção deste no meio escolar onde atuam. Estamos certos de que ações para o desenvolvimento da educação para a saúde no âmbito escolar não apenas são pertinentes como são institucionalmente orientados para sua efetivação, os quais, certamente, promoverão mudanças qualitativas e quantitativas frente a adoção de um estilo de vida mais saudável por parte dos educandos.
Resumen : Educating in high-tech times is certainly one of the most exciting challenges for education professionals in the 21st century. This study aimed to investigate the education professionals of the state school system of Sergipe, specifically physical education teachers, develop their pedagogical actions aimed at health education. It was analyzed academic formation, course plans and how they conceive of health and health for education. We chose to conceive of health from a holistic view, which is understood as a set composed of different spheres, and from then discussed with respondents on this intervention in schools where they work. We are sure that actions for the development of health education in schools are not only relevant as they are institutionally oriented its effectiveness, which will certainly promote qualitative and quantitative changes ahead adopting a healthier lifestyle by of learners.
Palabras clave : Educação física
Educação para saúde
Prática docente
Formação docente
Physical education
Health education
Practice and teacher training
ISSN : 1808-2793
Es parte de: Scientia Plena
Idioma : por
Institución / Editorial : Associação Sergipana de Ciência
Citación : VASCONCELOS, C. A. de.; SANTOS, J. W. dos. Educar para a saúde no século XXI: falas de professores. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 12, n. 11, nov. 2016. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/2833>. Acesso em: 20 dez. 2017.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7133
Aparece en las colecciones: DEDI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EducarSaudeSeculoXXI.pdf431,71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.