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dc.contributor.authorSouza, Alberth Almeida Amorim-
dc.date.accessioned2018-01-08T14:31:21Z-
dc.date.available2018-01-08T14:31:21Z-
dc.date.issued2016-11-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Alberth Almeida Amorim. Comparação entre modelo de regressão e séries temporais para a arrecadação do IPVA em Sergipe. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (Bacharelado em Ciências Atuariais) - Departamento de Estatísticas e Ciências Atuariais, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016 Disponível em: <https://ri.ufs.br>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7173-
dc.description.abstractThe Tax on Motor Vehicles (IPVA) was developed through the draft Law 804/85, to replace the Highway Single Rate (TRU), established in 1969, linked to costs of the transport system. In recent years, the collection of this tax has shown high growth, driven by the financial and fiscal measures that stimulated the increase in vehicle sales. This study seeks to analyze the behavior of this tribute and develop models that will fit this tax revenue for the state of Sergipe. In order to adjust this model, the study uses econometric methods, specifically temporal and regression series that fit the behavior of the collection of property taxes. The historical series was obtained from the Secretary of State of Sergipe Finance and covers the period from January 2000 to June 2015. To model the series, the met hodologies of Box e Jenkins, Linear Regression, Quadratic and Exponential. The choice of the final model was based on minor errors relative. The best model was the SARIMA (0,1,1)(1,1,0)12, which was more accurate than the others, therefore being the best fit for the series, which has better forecasts.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências atuariaispor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectIPVA em Sergipe (SE)por
dc.subjectImposto sobre a Propriedade de Veículos Automotorespor
dc.titleComparação entre modelo de regressão e séries temporais para a arrecadação do IPVA em Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Russo, Suzana Leitão-
dc.description.resumoO Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi desenvolvido por meio do projeto de Lei 804/85, para substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU), criada em 1969, vinculada a despesas com o sistema de transportes. Nos últimos anos, o recolhimento deste imposto tem apresentado alto crescimento, motivado pelas medidas financeiras e fiscais que estimularam o aumento das vendas de veículos. O presente estudo busca analisar o comportamento desse tributo e desenvolver modelos que se ajustem a essa arrecadação tributária para o estado de Sergipe. Com o objetivo de ajustar esse modelo, o estudo utiliza métodos econométricos, especificamente séries temporais e regressão que se adequem ao comportamento da arrecadação do IPVA. A série histórica foi obtida junto à Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe e compreende o período de janeiro de 2000 até junho de 2015. Para modelagem da série, foram utilizadas as metodologias de Box e Jenkins, Regressão Linear, Quadrática e Exponencial. A escolha do modelo final foi feita com base nos menores erros relativos. O melhor modelo foi o SARIMA(0,1,1)(1,1,0)12, cujo foi mais preciso que os demais, sendo, portanto, o melhor ajustado para a série, o qual possui melhores previsões.pt_BR
dc.publisher.departmentDECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Ciências Atuariais – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIAS ATUARIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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