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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7187
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nascimento, Emerson dos Santos | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Carlos Alberto de | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-09T21:02:16Z | - |
dc.date.available | 2018-01-09T21:02:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-02 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, E. dos S.; VASCONCELOS, C. A. de. A utilização da internet nas aulas de biologia. In: ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 4., 2017, Maceió. Anais eletrônicos... Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2017. Disponível em: <http://eventos.ufal.br/anais-do-iv-eecm/blog/anais-do-iv-eecm>. Acesso em: 09 jan. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2446-7022 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7187 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | IV Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Interfaces | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.title | A utilização da internet nas aulas de biologia | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.description.resumo | A entrada do século XXI encontrou um fenômeno social curioso em progresso e em muitos locais do mundo: “a revolução tecnológica”, que vem promovendo mudanças na área do conhecimento e que passa a ocupar um lugar central nos processos educativos. A fim de acompanhar a evolução tecnológica profissionais de diversas áreas, dentre os quais, os da educação, devem estar em constante formação, pois o tempo em que vivemos é marcado por transformações apressuradas, o que exige dos educadores uma formação continuada e sólida, capaz de ajudar os alunos na capacidade de pensar criticamente frente às transformações sociais, econômicas e tecnológicas. Com a introdução das tecnologias na educação, em especial a internet, surgem diversas questões associadas ao seu uso em sala de aula. Diante do exposto, objetivamos nessa pesquisa compreender a utilização da internet e suas interfaces pelos professores de Biologia em sala de aula, numa escola da rede estadual de ensino na cidade de Pão de Açúcar/Alagoas. Sendo assim, para seu desenvolvimento, optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, com viés no estudo de caso na qual realizou-se entrevistas semiestruturadas com 04 (quatro) professores e observações diretas em sala de aula. Para tanto, foram estudados autores como Dias (2012), Krasilchik (2011), Oliveira e Moreira (2011), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 2010), entre outros, os quais embasaram teoricamente a pesquisa dando maior entendimento as questões elencadas. Assim, comprovou-se que as interfaces representam para os professores uma nova estratégia de ensino e que seu uso dinamiza as aulas despertando nos alunos a criatividade, imaginação e possui às vezes uma linguagem de fácil entendimento. Notou-se também que as potencialidades das interfaces passaram a ser mais exploradas nas aulas, conferindo uma mudança no processo de ensino e aprendizagem e que a usabilidade da internet como instrumento pedagógico permite que o professor vislumbre mudanças significativas na melhoria da qualidade de ensino. Por fim, pode-se afirmar que para a utilização de qualquer recurso é preciso que o professor saiba utilizá-lo. Portanto, é essencial que a ele seja oportunizado capacitação adequada contribuindo de maneira significativa na sua formação inicial e/ou continuada, refletindo na prática docente. | pt_BR |
dc.description.local | Maceió, AL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEDI - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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