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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Jose Elyton Batista dos-
dc.contributor.authorVasconcelos, Carlos Alberto de-
dc.date.accessioned2018-01-09T21:27:22Z-
dc.date.available2018-01-09T21:27:22Z-
dc.date.issued2017-02-
dc.identifier.citationSANTOS, J. E. B. dos. VASCONCELOS, C. A. de. Olimpíada de Matemática: instrumento didático para avançar no futuro. In: ENCONTRO ALAGOANO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 4., 2017, Maceió. Anais eletrônicos... Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2017. Disponível em: <http://eventos.ufal.br/anais-do-iv-eecm/blog/anais-do-iv-eecm>. Acesso em: 09 jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2446-7022-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7188-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)pt_BR
dc.relation.ispartofIV Encontro Alagoano de Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectProjetopor
dc.subjectOlimpíada de Matemáticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleOlimpíada de Matemática: instrumento didático para avançar no futuropt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem a finalidade de apresentar o projeto Olimpíada de Matemática Escola José Wilson, como um instrumento didático para melhor atender os avanços no futuro, ou seja, uma preparação para a avaliação nacional do rendimento escolar - Anresc. Baseado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), este trabalho tem como objetivo envolver todos os discentes que fazem parte do 5º ao 9º do ensino fundamental em uma competição e avaliação interna com problemas matemáticos relacionados aos descritores ou habilidades da Prova Brasil. O projeto já está em sua terceira edição, sendo realizado e preparado para acontecer em um dia inteiramente matemático repleto de desafios, inovações, tecnologias, debates, apresentações e aprendizagem; a Olimpíada de Matemática é desenvolvida em três fases sendo que a primeira é dividida em duas etapas, uma delas com a aplicação de provas composta por vinte e cinco questões de múltipla escolha, já a outra incide propor atividades lúdicas, exposições de artes, história da matemática e trabalhos confeccionados em sala; a segunda fase consiste apenas na aplicação de provas composta por quinze questões dissertativas para cinco ou no máximo sete alunos que apresentarem os maiores números de acertos na primeira fase; a terceira fase é um momento de reconhecimento e premiação de um aluno de cada turma participante, com a presença de todos os alunos, pais (ou responsáveis), professores, coordenadores e gestora. O projeto busca desenvolver o agir, brincar, aprender e fazer acontecer o pensar matemático por meio da contextualização, interdisciplinaridade e desmistificação de uma visão da matemática formada apenas de fórmulas e equações. Diante do exposto, a Olimpíada de Matemática configura-se como uma alternativa ou instrumento didático para a construção do saber matemático, para desenvolver o raciocínio lógico, estimular o interesse, conhecer os descritores em que os alunos apresentam dificuldades e melhores desempenhos, desenvolver a prática de interpretação e resolução de problemas matemáticos.pt_BR
dc.description.localMaceió, ALpt_BR
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