Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7191
Tipo de Documento: Monografia
Título: Utilização do modelo de regressão de Poisson para análise das vítimas fatais envolvendo ciclistas em Aracaju
Autor(es): Oliveira, Marcel Barbosa de
Data do documento: 7-Mar-2017
Orientador: Russo, Suzana Leitão
Resumo: Estudos da Organização Mundial da Saúde apontam acidentes de trânsito como a nona causa de mortes externas no mundo. No Brasil, além dos homicídios, os acidentes de trânsito figuram entre as principais causas de mortes externas, na qual as categorias mais vulneráveis (pedestres, ciclistas e motociclistas) são as mais afetadas. Esse estudo busca encontrar um modelo de regressão de Poisson dos acidentes, que resultaram em vítimas fatais envolvendo ciclistas de Aracaju entre os períodos de 2006 até 2016. O presente trabalho é uma pesquisa básica quantitativa exploratória. Os dados foram obtidos no Núcleo de Estatística da Superintendência Municipal de Transportes e trânsito de Aracaju (SMTT). Para a elaboração das estatísticas básicas, histogramas e para encontrar o modelo de regressão de Poisson foi utilizado o software estatístico STATISTICA. O critério para a avaliação do modelo foi à observação da Escala de Deviance (G2) e da Escala de Pearson (X2), na qual os mesmos encontravam-se próximos de 1. O modelo apresentou um intercepto de -0,500775 e um erro padrão de apenas 0,111803. Além disso, foi realizada uma previsão em curto prazo para o primeiro trimestre de 2017.
Abstract: Studies by the World Health Organization point to traffic accidents as a cause of no external deaths in the world. In Brazil, in addition to homicides, traffic accidents are among the main causes of external deaths, as the most vulnerable categories (pedestrians, cyclists and motorcyclists) are more affected. This study seeks to find a Poisson regression model of the accidents, which resulted in fatal victims involving cyclists from Aracaju between the periods 2006 to 2016. The present work is a basic exploratory quantitative research. The data were obtained without Statistical Nucleus of the Municipal Superintendence of Transports and Transit of Aracaju (SMTT). Statistical statistical software was used to compile the basic statistics, the studies and the Poisson regression model. The criterion for an evaluation of the model for the observation of the Deviance Scale (G2) and the Pearson Scale (X2), in which they approximate 1. The model presented for intercept of -0.500775 and a standard error of Only 0.111803. In addition, a short-term forecast was made for the first quarter of 2017
Palavras-chave: Ciências atuariais
Estatística
Acidentes de trânsito
Mortes no trânsito
Traffic-accidents
Cyclists
Aracaju (SE)
área CNPQ: OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Ciências Atuariais – São Cristóvão – Presencial
Citação: OLIVEIRA, Marcel Barbosa de. Utilização do modelo de regressão de Poisson para análise das vítimas fatais envolvendo ciclistas em Aracaju. São Cristóvão, SE: 2017. Monografia (Bacharelado em Ciências Atuariais) - Departamento de Estatísticas e Ciências Atuariais, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7191
Aparece nas coleções:Estatística e Ciências Atuariais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcel_Barbosa_Oliveira.pdf811,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.