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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7191
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Utilização do modelo de regressão de Poisson para análise das vítimas fatais envolvendo ciclistas em Aracaju |
Autor(es): | Oliveira, Marcel Barbosa de |
Data do documento: | 7-Mar-2017 |
Orientador: | Russo, Suzana Leitão |
Resumo: | Estudos da Organização Mundial da Saúde apontam acidentes de trânsito como a nona causa de mortes externas no mundo. No Brasil, além dos homicídios, os acidentes de trânsito figuram entre as principais causas de mortes externas, na qual as categorias mais vulneráveis (pedestres, ciclistas e motociclistas) são as mais afetadas. Esse estudo busca encontrar um modelo de regressão de Poisson dos acidentes, que resultaram em vítimas fatais envolvendo ciclistas de Aracaju entre os períodos de 2006 até 2016. O presente trabalho é uma pesquisa básica quantitativa exploratória. Os dados foram obtidos no Núcleo de Estatística da Superintendência Municipal de Transportes e trânsito de Aracaju (SMTT). Para a elaboração das estatísticas básicas, histogramas e para encontrar o modelo de regressão de Poisson foi utilizado o software estatístico STATISTICA. O critério para a avaliação do modelo foi à observação da Escala de Deviance (G2) e da Escala de Pearson (X2), na qual os mesmos encontravam-se próximos de 1. O modelo apresentou um intercepto de -0,500775 e um erro padrão de apenas 0,111803. Além disso, foi realizada uma previsão em curto prazo para o primeiro trimestre de 2017. |
Abstract: | Studies by the World Health Organization point to traffic accidents as a cause of no external deaths in the world. In Brazil, in addition to homicides, traffic accidents are among the main causes of external deaths, as the most vulnerable categories (pedestrians, cyclists and motorcyclists) are more affected. This study seeks to find a Poisson regression model of the accidents, which resulted in fatal victims involving cyclists from Aracaju between the periods 2006 to 2016. The present work is a basic exploratory quantitative research. The data were obtained without Statistical Nucleus of the Municipal Superintendence of Transports and Transit of Aracaju (SMTT). Statistical statistical software was used to compile the basic statistics, the studies and the Poisson regression model. The criterion for an evaluation of the model for the observation of the Deviance Scale (G2) and the Pearson Scale (X2), in which they approximate 1. The model presented for intercept of -0.500775 and a standard error of Only 0.111803. In addition, a short-term forecast was made for the first quarter of 2017 |
Palavras-chave: | Ciências atuariais Estatística Acidentes de trânsito Mortes no trânsito Traffic-accidents Cyclists Aracaju (SE) |
área CNPQ: | OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Ciências Atuariais – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | OLIVEIRA, Marcel Barbosa de. Utilização do modelo de regressão de Poisson para análise das vítimas fatais envolvendo ciclistas em Aracaju. São Cristóvão, SE: 2017. Monografia (Bacharelado em Ciências Atuariais) - Departamento de Estatísticas e Ciências Atuariais, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7191 |
Aparece nas coleções: | Estatística e Ciências Atuariais |
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