Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Marley Rosana Melo de-
dc.contributor.authorSousa, Diogo Araújo de-
dc.contributor.authorOliveira, Jonathan Melo de-
dc.contributor.authorJesus, Maísa Santos de-
dc.contributor.authorSá, Nelma Rezende de-
dc.contributor.authorSantos, Párbata Araújo Côrtes dos-
dc.contributor.authorMacedo Junior, Rodomarque-
dc.contributor.authorLima, Thiago Cavalcante-
dc.date.accessioned2018-01-15T18:38:08Z-
dc.date.available2018-01-15T18:38:08Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationARAÚJO, M. R. M. de et al. Bicicleta e transferência modal: uma investigação em Aracaju. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, p. 463-480, 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200017>. Acesso em: 15 jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1413-389X-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7200-
dc.description.abstractNowadays, transit is an urban problem that motivates several engineering solutions, among them the modal shift. In Aracaju-SE, this solution could be introduced through the bicycle use. This study aimed to investigate the bicycle use and its determinants for those who live in Aracaju, what is the purpose of this use (leisure/sport or transportation) and the aspects that mediate it. 326 people were heard, both genders, living in Orlando Dantas neighborhood. Data was captured house-by-house, with conglomerates in multiple steps sampling draw and structured interviewing technique. After data processing and analysis, it was verified that people who use the bicycle as a means of transportation are more exposed to the traffic and require more attention when planning the cycle path system. It was concluded that the bicycle does not contribute effectively to the execution of modal shifts yet, although it presents a potential to be explored by transit organization programs.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Psicologiapt_BR
dc.relation.ispartofTemas em Psicologiapt_BR
dc.subjectPsicologia do trânsitopor
dc.subjectTransferência modalpor
dc.subjectBicicletapor
dc.subjectTrânsitopor
dc.subjectAracajupor
dc.subjectPsychology of transiteng
dc.subjectModal shifteng
dc.subjectBicycleeng
dc.subjectTransiteng
dc.titleBicicleta e transferência modal: uma investigação em Aracajupt_BR
dc.title.alternativeBicycle and modal shift: an investigation in Aracajueng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, o trânsito constitui problema urbano que motiva várias soluções de engenharia, dentre elas, a transferência modal. Em Aracaju-SE, essa solução poderia ser viabilizada pelo uso da bicicleta. Este estudo objetivou investigar o uso da bicicleta e seus determinantes junto aos aracajuanos, com que finalidade a bicicleta é utilizada (lazer/esporte ou transporte) e os aspectos que medeiam esse uso. Foram ouvidos 326 sujeitos, de ambos os sexos, moradores do Conjunto Orlando Dantas. A coleta foi residencial com desenho amostral de conglomerados em múltiplas etapas e técnica de entrevista estruturada. Após análise dos dados, verificou-se que pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte estão mais expostas ao tráfego e carecem de maior atenção quando do planejamento do sistema cicloviário. Conclui-se que a bicicleta ainda não contribui efetivamente para a realização de transferências modais, mesmo apresentando um potencial a ser explorado pelos programas de organização do trânsito.pt_BR
Aparece nas coleções:DPS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BicicletaTransferenciaModalAracaju.pdf257,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.