Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7201
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAraújo, Marley Rosana Melo de-
dc.contributor.authorSousa, Diogo Araújo de-
dc.contributor.authorOliveira, Jonathan Melo de-
dc.contributor.authorJesus, Maísa Santos de-
dc.contributor.authorSá, Nelma Rezende de-
dc.contributor.authorSantos, Párbata Araújo Côrtes dos-
dc.contributor.authorMacedo Junior, Rodomarque-
dc.contributor.authorLima, Thiago Cavalcante-
dc.date.accessioned2018-01-15T20:57:22Z-
dc.date.available2018-01-15T20:57:22Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationARAÚJO, M. R. M. de et al. Andar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidade. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, p. 481-495, 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200018>. Acesso em: 15 jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1413-389X-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7201-
dc.description.abstractAs cities get bigger, traffic turns into an urban problem. This study aimed to investigate the characteristics and behavior of people who ride bicycles in Aracaju, intending to discuss bicycle contributions in terms of mobility, accessibility and affordances mediation. 140 subjects were heard, both genders, that live in Orlando Dantas neighborhood. Data was captured house-by-house, with conglomerates in multiple steps sampling draw and structured interviewing technique. After data processing and analysis, it was verified that people who use the bicycle as means of transportation are more exposed to the traffic and require more attention when planning the cycle path system. People who use it as a leisure/sport concentrate their rides around their homes, what makes possible a unique knowledge about peculiarities of the place. It was concluded that, in order to turn the bicycle into an instrument for urban mobility, investments are necessary, which are relatively cheap in this area.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Psicologiapt_BR
dc.relation.ispartofTemas em Psicologiapt_BR
dc.subjectPsicologia do trânsitopor
dc.subjectBicicletapor
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectAffordancespor
dc.subjectPsychology of transiteng
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.subjectBicycleeng
dc.subjectAffordanceseng
dc.titleAndar de bicicleta: contribuições de um estudo psicológico sobre mobilidadept_BR
dc.title.alternativeRiding a bicycle: contributions of a psychological study about mobilityeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoÀ medida que as cidades crescem, o trânsito transforma-se em problema urbano. Este estudo objetivou investigar as características e o comportamento de aracajuanos usuários da bicicleta, com a finalidade de discutir suas contribuições em termos de mobilidade, acessibilidade e mediação de affordances. Foram ouvidos 140 sujeitos, de ambos os sexos. A coleta foi residencial com desenho amostral de conglomerados em múltiplas etapas e técnica de entrevista estruturada. Após análise dos dados, verificou-se que usuários da bicicleta como meio de transporte encontram-se mais expostos ao tráfego e carecem de maior atenção quando do planejamento do sistema cicloviário. Usuários da bicicleta com o objetivo de lazer/esporte concentram seus passeios nas imediações de suas moradias, o que possibilita um conhecimento único das particularidades deste lugar. Conclui-se que, para que a bicicleta possa ser viabilizada como facilitadora da mobilidade urbana, é necessário direcionar investimentos para essa área, os quais se mostram relativamente baratos.pt_BR
Aparece en las colecciones: DPS - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BicicletaEstudoPsicologicoMobilidade.pdf521,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.