Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7211
Tipo de Documento: Monografia
Título: As transformações recentes no espaço urbano de Nossa Senhora do Socorro: uma desconcentração metropolitana
Autor(es): Rodrigues, Vinícius Silva
Data do documento: 17-Abr-2017
Orientador: Souza, Fernando Antonio Santos de
Resumo: As transformações na economia mundial desencadeadas no final da década de 1960 e início dos anos de 1970, apoiadas pela Globalização e pela Revolução Tecnológica em curso, repercutiram diretamente na configuração das cidades e nos seus respectivos arranjos territoriais. No Brasil, a partir de 1990, o novo padrão de acumulação capitalista baseado na flexibilização da produção orientou a descentralização da atividade produtiva, a nova localização da população em aglomerados urbanos, a emergência de cidades de porte médio e o fortalecimento das metrópoles. O presente trabalho tem como objetivo analisar as transformações recentes no espaço urbano de Nossa Senhora do Socorro, componente da Região Metropolitana de Aracaju, em Sergipe, da implantação do Complexo Habitacional Taiçoca, em 1980, até os dias atuais. Inicialmente, foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica de forma a compreender as transformações econômicas e seu reflexo na configuração urbana atual de Nossa Senhora do Socorro. Em seguida, foi elaborado um breve histórico da sua ocupação até a atual fragmentação do território municipal. Foram realizadas consultas a diversos órgãos públicos, de modo a coletar documentos, arquivos e dados, além de visitas in loco para aplicação de questionários junto ao maior empreendimento comercial do Complexo Habitacional Taiçoca; levantamento de imóveis para aferir a sua atual dinâmica imobiliária; e mapeamento dos condomínios residenciais e do uso do solo do Complexo, além de registro fotográfico da paisagem. A título de considerações finais, chegou-se a uma desconcentração metropolitana na direção de Nossa Senhora do Socorro sem perda da polarização da capital, Aracaju. Nesse sentido, formou-se um eixo limite de segregação socioespacial de comércio e serviços que une a parte Sul do Complexo Habitacional Taiçoca à Aracaju e separa, na porção Norte, a população pobre. Espera-se, com a elaboração deste trabalho, contribuir para o estudo da nova dinâmica metropolitana comandada por Aracaju, com foco na centralidade do município de Nossa Senhora do Socorro.
Palavras-chave: Arquitetura
Nossa Senhora do Socorro (SE)
Complexo habitacional Taiçoca
Desconcentração urbana
Polarização metropolitana
Planejamento urbano
Arquitetura de habitação
Planejamento regional
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: RODRIGUES, Vinícius Silva. As transformações recentes no espaço urbano de Nossa Senhora do Socorro: uma desconcentração metropolitana. 2017.130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)- Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7211
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vinícius_Silva_Rodrigues.pdf13,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.