Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7221
Document Type: Dissertação
Title: Pesquisa em educação inclusiva : representações dos docentes das salas de recursos multifuncionais sobre o professor-pesquisador
Authors: Barbosa, Eline Freitas Brandão
Issue Date: 22-Aug-2017
Advisor: Anjos, Isa Regina Santos dos
Resumo : A pesquisa é um trabalho de investigação, uma relação que vincula o ensino e a prática tendo como produto final a produção do conhecimento. O exercício da pesquisa é importante para orientar as ações do professor, pois as experiências que o mesmo terá lhe constituirão, desde a sua formação inicial, uma postura reflexiva, voltada para o acolhimento da diversidade e da valorização da individualidade do sujeito. A pesquisa teve como objetivo a analisar a representação sobre o professor-pesquisador por docentes da rede básica de ensino no Estado de Sergipe que atuam em SRM, bem como analisar a construção do conhecimento produzido em sua prática, através da ação da pesquisa. Como procedimento metodológico para obtenção dos dados realizamos uma investigação de natureza qualitativa, buscando fundamento na Análise do Discurso, onde utilizamos como instrumento de coleta a entrevista semiestruturada. Os resultados foram organizados de acordo com as categorias: formação de professores, professor-pesquisador e pesquisa em educação inclusiva. Concluímos que há um distanciamento da maioria das pesquisas da sala de aula e da aprendizagem dos alunos e a relação com a formação recebida no curso de graduação. A pesquisa é um veículo de desenvolvimento do conhecimento, de mudança de comportamento e transformação da própria prática; pesquisa vai além da mera ação de estudar; a pesquisa é uma ação exigida pela própria prática docente. Pesquisar, portanto, agregará a esse contexto uma organização do conhecimento e um rigor necessário ao processo investigativo que é a própria atividade docente.
Abstract: Research is a investigation work, a relationship between teaching and practice, resulting in the final product of knowledge production. The research exercise is important to guide the actions of the teacher, because the experiences that he will have through this, since his initial formation, will development a reflexive posture that aims to welcome the diversity and value the individuality of the subjects. This study aimed to analyze the representation of the researcher-teacher by teachers of the elementary school of the public school system in the State of Sergipe who working in Multifuncional Feature Rooms, as well as to analyze the construction of the knowledge produced in their practice through action of the research. As methodological procedure for obtaining data, we carried out a qualitative investigation based on Discourse Analysis, where we used as instrument a semi-structured interview. The results were organized according to the following categories: teacher training, researcher-teacher and research in inclusive education. We conclude that there is a gap between the majority of the research practices developed by the teachers in the classroom, which result in the students' learning, when compared to the training received by the teachers in the undergraduate course.We highlight the research as a vehicle for the development of the knowledge, contributing to the change in behavior and the transformation of the teaching practice itself. In this way, the research extends beyond simply the action of studying, because it is an action inherent to teaching practice that add the organization of knowledge and necessary rigor to the investigative process which is the teaching activity itself.
Keywords: Educação
Educação inclusiva
Formação de professores
Prática de ensino
Formação docente
Professores
Sala de recursos multifuncionais
Inclusive education
Teacher training
Teacher
Multifunctional feature room
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: BARBOSA, Eline Freitas Brandão. Pesquisa em educação inclusiva : representações dos docentes das salas de recursos multifuncionais sobre o professor-pesquisador. 2017. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7221
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELINE_FREITAS_BRANDAO_BARBOSA.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.