Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7264
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantana, Joelice Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-01-30T19:25:37Z-
dc.date.available2018-01-30T19:25:37Z-
dc.date.issued2014-09-09-
dc.identifier.citationSANTANA, Joelice Rodrigues. Metacognição em leitura : a técnica do cloze num estudo de caso. 2014. 39 f. Monografia (Graduação em Letras ) - Departamento de Letras - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7264-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectTécnica de clozepor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.titleMetacognição em leitura : a técnica do cloze num estudo de casopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Mariléia Silva dos-
dc.description.resumoA leitura é uma ferramenta muito importante em nossa vida, pois além de enriquecer nosso conhecimento nos qualifica profissionalmente. Entretanto, para isso é necessário que o leitor vá além da decodificação, já que para chegar à compreensão são necessárias algumas inferências e reflexões durante a leitura. Portanto, ler é extrair e atribuir significado ao texto. Dessa maneira, percebe-se a importância de ir além da cognição, é preciso trabalhar a capacidade metacognitiva do leitor a qual vai ajudá-lo a perceber quando está compreendendo ou não o texto e qual decisão deve ser tomada. Para a realização da pesquisa participaram 14 alunos da rede estadual e 26 alunos da rede pública, adotando um texto estruturado de acordo com uma técnica metacognitiva denominada de técnica de cloze. Esta, por sua vez, foi utilizada, pois é capaz de medir a proficiência em leitura como também descrever quais as estratégias de leitura foram usadas pelo leitor. Dessa maneira, essa pesquisa propõe-se em mostrar a eficiência dessa técnica para trabalhar com a compreensão textual e a partir dos erros e acertos dos alunos diagnosticar onde estão as dificuldades deles. Para a realização desse trabalho tivemos como embasamento teórico as teorias de Leffa(1996), Antunes(2003), kock e Elias(2006) e os PCNs(1996, 1997).pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Joelice_Rodrigues_Santana.pdf476,93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.