Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7264
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Joelice Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-30T19:25:37Z | - |
dc.date.available | 2018-01-30T19:25:37Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Joelice Rodrigues. Metacognição em leitura : a técnica do cloze num estudo de caso. 2014. 39 f. Monografia (Graduação em Letras ) - Departamento de Letras - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7264 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Técnica de cloze | por |
dc.subject | Metacognição | por |
dc.title | Metacognição em leitura : a técnica do cloze num estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Mariléia Silva dos | - |
dc.description.resumo | A leitura é uma ferramenta muito importante em nossa vida, pois além de enriquecer nosso conhecimento nos qualifica profissionalmente. Entretanto, para isso é necessário que o leitor vá além da decodificação, já que para chegar à compreensão são necessárias algumas inferências e reflexões durante a leitura. Portanto, ler é extrair e atribuir significado ao texto. Dessa maneira, percebe-se a importância de ir além da cognição, é preciso trabalhar a capacidade metacognitiva do leitor a qual vai ajudá-lo a perceber quando está compreendendo ou não o texto e qual decisão deve ser tomada. Para a realização da pesquisa participaram 14 alunos da rede estadual e 26 alunos da rede pública, adotando um texto estruturado de acordo com uma técnica metacognitiva denominada de técnica de cloze. Esta, por sua vez, foi utilizada, pois é capaz de medir a proficiência em leitura como também descrever quais as estratégias de leitura foram usadas pelo leitor. Dessa maneira, essa pesquisa propõe-se em mostrar a eficiência dessa técnica para trabalhar com a compreensão textual e a partir dos erros e acertos dos alunos diagnosticar onde estão as dificuldades deles. Para a realização desse trabalho tivemos como embasamento teórico as teorias de Leffa(1996), Antunes(2003), kock e Elias(2006) e os PCNs(1996, 1997). | pt_BR |
dc.publisher.department | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joelice_Rodrigues_Santana.pdf | 476,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.