Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrandão, Denise Freitas-
dc.contributor.authorPardo, Maria Benedita Lima-
dc.date.accessioned2018-02-06T22:35:44Z-
dc.date.available2018-02-06T22:35:44Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.identifier.citationBRANDÃO, D. F.; PARDO, M. B. L. O interesse de estudantes de pedagogia pela docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 313-329, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000200313>. Acesso em: 06 fev. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1678-4634-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7331-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze the representations of Education undergraduates about the teaching profession as well as to understand their interest in being a teacher, especially in early childhood, primary and secondary education. Research included 120 students from the Education degree course at Universidade Federal de Sergipe (UFS), both in an intermediate or senior stage. Students were asked to answer a self-applicable questionnaire that inquired about their representations about being a teacher, how they evaluated the choice for that specific degree and their interest in the teaching profession. Data was statistically treated and contents were analyzed according to Bardin (2010). The main results include that students gave high importance to teachers for society but they acknowledge that the profession is not socially valued, a factor that emerged as one of the major reasons for dissatisfaction at the choice of the Education degree. Even though a significant number of respondents (79.8 percent) mentioned their intention of being a classroom teacher, most of them did not show interest in a longterm (over 10 years´ time) dedication to this activity. Results allowed to consider that, although the positive image of teacher´s social role contributes to add interest in or admiration for the profession, this sole aspect seems insufficient to motivate the permanence of students in such career, pointing to the need for changes in the working conditions and in the context of social devaluation of the teaching profession, aspects perceived as negative by these students.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)pt_BR
dc.relationArtigo disponível em português e inglêspt_BR
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisapt_BR
dc.subjectProfissão de professorpor
dc.subjectInteresse pela docênciapor
dc.subjectRepresentação social do professorpor
dc.subjectTeaching professioneng
dc.subjectInterest in teachingeng
dc.subjectSocial representation of teachereng
dc.titleO interesse de estudantes de pedagogia pela docênciapt_BR
dc.title.alternativeThe interest of education students in teachingeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo propôs-se a analisar as representações de estudantes de licenciatura em pedagogia acerca da profissão de professor, bem como compreender o interesse dos mesmos pelo exercício da docência, especialmente na educação básica. Participaram da pesquisa 120 alunos dos cursos de pedagogia licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em fase intermediária ou de conclusão de curso. Foi solicitado aos alunos que respondessem um questionário autoaplicável que investigava representações acerca da profissão de professor, avaliação da escolha do curso de licenciatura e interesse pela profissão docente. Os dados foram tratados com análise estatística e análise de conteúdo baseada em Bardin (2010). Dentre os principais resultados, observou-se que os estudantes atribuíram elevado grau de importância do professor para a sociedade, reconhecendo, porém, que a profissão não é valorizada socialmente, fator que surgiu como uma das principais justificativas para a insatisfação com a escolha do curso de pedagogia licenciatura. Ainda que significativa parte dos respondentes (79,8%) afirmasse pretensão de ensinarem em sala de aula, a maioria não manifestou interesse por uma atuação mais duradoura (por mais de dez anos) nessa atividade. Os resultados possibilitaram considerar que, embora a representação positiva da função social do professor contribua para o interesse ou admiração pela profissão, esse aspecto apenas parece insuficiente para motivar a permanência de estudantes nessa carreira, o que aponta para a necessidade de mudanças nas condições de trabalho e no contexto de desvalorização social da profissão docente, aspectos percebidos como negativos por esses estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:DPS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InteresseEstudantesPedagogiaDocencia.pdf344,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
InterestEducationStudentsTeaching.pdf496,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.