Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPardo, Maria Benedita Lima-
dc.contributor.authorColnago, Neucideia Aparecida Silva-
dc.date.accessioned2018-02-15T12:10:56Z-
dc.date.available2018-02-15T12:10:56Z-
dc.date.issued2011-08-
dc.identifier.citationPARDO, M. B. L.; COLNAGO, N. A. S. Formação do pesquisador: resultados de cursos de pós-graduação em educação. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 21, n. 49, p. 237-246, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2011000200011>. Acesso em: 15 fev. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1982-4327-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7385-
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the students from two master's science Education Courses from two public Universities (courses A e B) evaluated their research capacity on under graduation and master's science courses. The questioners were applied to 28 students on the second years from both of courses. The data were submitted to the content analysis. The results showed that the profile of students from the course B was similar to the one expected by support research agencies as well their work condition on master's science course. Most of them also had scientific experience during under graduation course. Students in both Education Courses evaluated positively their scientific capacity (good, very good and excellent). On the phases of development of the scientific research some students from the course A had answered "not worked" in several phases. Those results could be utilized to improve de the research capacity process.eng
dc.description.abstractCon el objetivo de evaluar la formación en investigación durante la universidad y los post-grados de alumnos de dos cursos de Maestría en Educación (cursos A y B) fueron entrevistados 28 alumnos del segundo año de ambos cursos y los datos fueron analizados considerando el contenido. Los resultados indican que los alumnos del curso B se adaptan mejor al perfil deseado por las agencias patrocinadoras y también a los trabajos de Maestría. Vale resaltar que la mayoría de los alumnos ya había hecho la iniciación científica antes. Los alumnos de ambas universidades optaron con mayor frecuencia, por la evaluación de las etapas de aprendizaje de la investigación utilizando las categorías Bueno, Muy Bueno y Excelente. En relación a las etapas de ejecución de la investigación sobresalió el número de respuestas "no ha trabajado" por los alumnos del curso A. Estos resultados pueden ser utilizados para mejorar el proceso de formación del investigador.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP)pt_BR
dc.relation.ispartofPaidéia (Ribeirão Preto)pt_BR
dc.subjectPesquisa científicapor
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectScientific researcheng
dc.subjectPostgraduated trainingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectInvestigación científicaspa
dc.subjectPost graduaciónspa
dc.subjectAprendizajespa
dc.titleFormação do pesquisador: resultados de cursos de pós-graduação em educaçãopt_BR
dc.title.alternativeResearch capacity: results of graduates course in educationeng
dc.title.alternativeLa formación del investigador: resultados de programas de postgrado en educaciónspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar como alunos de dois cursos de mestrado na área de Educação avaliam sua formação em pesquisa na graduação e na pós-graduação (cursos A e B). Foram aplicados questionários a 28 alunos de mestrado do segundo ano de ambos os cursos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os alunos do curso B se adequaram melhor ao perfil esperado pelas agências de fomento, assim como sua condição de trabalho no mestrado. Além disso, um maior número deles havia realizado iniciação científica. Em relação à avaliação das etapas de aprendizagem de pesquisa os alunos de ambas as universidades optaram, com maior frequência, pelas categorias: Bom, Muito bom e Excelente. Em relação às etapas de execução da pesquisa sobressaiu o grande número de respostas "não trabalhou" pelos alunos do curso A. Tais resultados podem ser utilizados para aperfeiçoamento do processo de formação do pesquisador.pt_BR
Aparece nas coleções:DPS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PesquisadorPosGraduacaoEducacao.pdf363,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.