Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7390
Tipo de Documento: Artigo
Título: Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar
Título(s) alternativo(s): Undergraduate program in psychology: the UFSCAR project
Autor(es): Souza, Deisy das Graças de
Rose, Julio Cesar Coelho de
Nale, Nivaldo
Almeida, Nancy Vinagre Fonseca de
Reis, Maria de Jesus Dutra dos
Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara
Aiello, Ana Lúcia Rossito
Rose, Tânia Maria Santana de
Barham, Elizabeth Joan
Lollo, Maria Cristina Di
Cortegoso, Ana Lucia
Del Prette, Zilda Aparecida Pereira
Schelini, Patrícia Waltz
Souza, Debora de Hollanda
Kubo, Olga Mitsue
Pardo, Maria Benedita Lima
Data do documento: Dez-2006
Resumo: Este artigo apresenta o projeto pedagógico do curso de Psicologia da UFSCar, que é direcionado por uma ênfase na formação para a pesquisa científica nesta área de conhecimento e para intervenções cientificamente embasadas no campo profissional. A versão atual do projeto reafirma os referenciais que nortearam a elaboração da proposta original e incorpora um breve histórico da implantação e funcionamento do curso no período de 1994-2005, assim como um conjunto de ajustes resultantes da análise das Diretrizes Curriculares estabelecidas em 2004. O texto também apresenta alguns indicadores do impacto do curso, que ratificam o projeto de formação do psicólogo como profissional, pesquisador, educador e professor de Psicologia.
Abstract: This paper describes the project for the undergraduate program in Psychology at Federal University of São Carlos. The program places emphasis on the education of future scientists and professionals in the field of Psychology as well as on training in scientifically based interventions. The current version of the project reaffirms the principles underlying the original proposal and incorporates a brief historical overview of the course during the period between 1994 and 2005. Additionally, this version describes some adjustments made to the project in accordance with the new Federal Guidelines for Undergraduate Courses in Psychology established in 2004. The paper also describes some data on the impact of the UFSCar course which confirms the importance of training Psychology students to become not only competent professionals, but also competent researchers and educators.
Palavras-chave: Graduação em psicologia
Projeto pedagógico
Pesquisa em psicologia
Atuação profissional em psicologia
Undergraduate course in psychology
Pedagogical project
Psychology research
Professional work in psychology
ISSN: 1413-389X
Parte de : Temas em Psicologia
Idioma: por
Instituição/Editora: Sociedade Brasileira de Psicologia
Citação: SOUZA, D. das G. de et al. Graduação em Psicologia: o projeto da UFSCar. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 14, n. 2, p. 153-175, dez. 2006. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2006000200005>. Acesso em: 15 fev. 2018.
Licença: Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7390
Aparece nas coleções:DPS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GraduacaoPsicologiaProjetoUFSCar.pdf153,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.