Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Tatiana Cardoso-
dc.contributor.authorSantana, Ilka Thiziane Teixeira de-
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Beatriz Garcia Costa-
dc.contributor.authorPardo, Maria Benedita Lima-
dc.date.accessioned2018-02-15T21:03:06Z-
dc.date.available2018-02-15T21:03:06Z-
dc.date.issued2004-07-
dc.identifier.citationANDRADE, T. C. A. et al. A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 1, n. 1, jul. 2004. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23/20>. Acesso em: 15 fev. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2358-2332-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7391-
dc.description.abstractResearch is one of the most important functions of the university.The education of researchers has rarely been studied from theviewpoint of the target population of the process: the graduatestudents themselves. This study aims to analyze the opinions ofmaster’s degree candidates regarding their mastery of researchmethods and the required conditions for improvement their scientificeducation. A questionnaire was applied to the students at the master’sprogram in physics at the Universidade Federal de Sergipe. The resultsreveal that most of the students evaluated positively their masteryof research methods. They also suggested steps to improve theireducation, related to material conditions (40%), the processes oflearning (20%), and the structure of the program (20%). Thesesuggestions will be analyzed by the program director, in order toimprove the education of researchers.por
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)pt_BR
dc.subjectFormação do pesquisadorpor
dc.subjectPesquisa na pós-graduaçãopor
dc.subjectEtapas da pesquisapor
dc.subjectEducation of researcherseng
dc.subjectGraduate studieseng
dc.subjectResearch activitieseng
dc.titleA formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoA Universidade tem a pesquisa como uma das atividades essenciais para o desempenho de suas funções. Poucos estudos têm abordado a formação do pesquisador segundo a visão do próprio sujeito do processo, o aluno de pós-graduação. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a opinião de alunos de mestrado sobre seu domínio quanto às atividades de pesquisa e sobre condições necessárias para melhoria de sua formação cientifica. Foi aplicado um questionário a todos os alunos do mestrado em Física da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes avaliou positivamente seu domínio sobre etapas de realização da pesquisa. As principais melhorias sugeridas para a formação estavam relacionadas a recursos materiais (40%), ao processo de ensino-aprendizagem (20%) e a mudanças no próprio curso (20%). Tais sugestões deveriam ser analisadas pela Coordenação de Curso visando à otimização da formação do pesquisador.pt_BR
dc.description.localBrasíliapt_BR
Aparece nas coleções:DPS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormacaoPesquisaUFS.pdf77,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.