Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7433
Tipo de Documento: Monografia
Título: Potencialidades da arqueologia industrial em Sergipe: estudo de caso da fábrica de tecido Sergipe Industrial
Autor(es): Santos, Ana Flávia Souza
Data do documento: 6-Fev-2014
Orientador: Camargo, Paulo Fernando Bava de
Coorientador: Rambelli, Gilson
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso - Bacharelado em Arqueologia - é o resultado de uma pesquisa sobre a Arqueologia Industrial. Trata-se de um estudo de caso sobre a Fábrica de Tecidos Sergipe Industrial, localizada no Bairro Industrial, Aracaju, Sergipe. Teve como objetivo identificar, registrar e interpretar a materialidade circunscrita no entorno da Fábrica e discutir as potencialidades da Arqueologia Industrial em Sergipe. Em termos metodológicos nos valemos das práticas metodológicas da Arqueologia Extensiva associadas as da Arqueologia Industrial. A análise das evidências materiais identificadas em suas cercanias possibilitou, sobretudo, a realização de inferências sobre as mudanças nas estruturas arquitetônicas, substituição do transporte de cargas e as condições de moradia dos operários. A perspectiva de desenvolvimento da Arqueologia Industrial em Sergipe nos instiga a buscar compreender a materialidade existente nos sítios arqueológicos industriais.
Abstract: Cette monographie – Licence en Archéologie – est le résultat d'une recherche sur l'archéologie industrielle. Il s'agit d'une étude de cas de la Fabrique Textile Sergipe Industrielle, situé dans le quartier industrielle, Aracaju, Sergipe, Brasil. L' identification et l'analyse des éléments de preuve rendue possible faire des inférences sur les changements dans les structures architecturales, sur le transport des charges et des conditions de logement des travailleurs.
Palavras-chave: Arqueologia
Aracaju (SE)
Arqueologia industrial
Arqueologia e história
Fábricas de tecidos
Archéologie
Archéologie Industriel
Fabrique de tissus
Archéologie historique
Indústria téxtil
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DARQ - Departamento de Arqueologia – Laranjeiras - Presencial
Citação: SANTOS, Ana Flávia Souza. Potencialidades da arqueologia industrial em Sergipe: estudo de caso da fábrica de tecido Sergipe Industrial. 2014. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arqueologia)- Departamento de Arqueologia, Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2014.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7433
Aparece nas coleções:Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana_Flávia_Souza_Santos.pdf8,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.