Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Telma Amélia de Souza-
dc.date.accessioned2018-03-05T21:46:51Z-
dc.date.available2018-03-05T21:46:51Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.citationPEREIRA, Telma Amélia de Souza. Perspectiva de docentes bacharéis sobre a inclusão de pessoas com deficiência : o caso do Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7471-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the perspectives of the bachelors teachers of the Federal Institute of Sergipe - Câmpus Lagarto on an inclusion of people with disabilities in professional and technological education. In order to achieve this goal, it was necessary to think of the teaching methods provided by the Institute and to evaluate within these methods which ones are in consonance with the law on an educational inclusion, in particular, an inclusion of the person with a disability. In this institutional gear, the main focus of the research is the teaching professionals who work in it. Considering that the graduates have pedagogical training to act as teachers, the main subject of this research are specifically the teachers who have bachelor degree, the way in which they think about the teaching and its relation with the inclusion of the disabled person in professional and technological education . The research approach is qualitative, of the case study type, with documental basis, with questionnaires and interviews, the time frame is based on Law 11,892 / 2008. For data analysis we used the content analysis method. The institutional actions have little visibility according to the informants and the training of teachers to work in professional education reflects on the pedagogical activity with students with disabilities and their perspective on the insertion of these in professional practices in the context of the Lagarto Câmpus, thus, continued education can be seen as a necessary element in teaching practice, as well as a (re) structuring of institutional policies with a view to the inclusion of persons with disabilities.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDeficientespor
dc.subjectInstituto Federal de Sergipe (Campus Lagarto)por
dc.subjectDocente bacharelpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectBachelors teacherseng
dc.subjectDisabled personeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titlePerspectiva de docentes bacharéis sobre a inclusão de pessoas com deficiência : o caso do Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagartopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Rita de Cácia Santos-
dc.description.resumoO presente estudo pretende investigar as perspectivas dos docentes bacharéis do Instituto Federal de Sergipe- Câmpus Lagarto sobre a inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional e tecnológica. Para tal fez-se necessário pensar a instituição na qual se insere a pesquisa para evidenciar a modalidade de ensino que esta oferta e dentro desta como são atendidas as preconizações da lei sobre a inclusão educacional, de modo particular, a inclusão da pessoa com deficiência. Nesta engrenagem institucional o foco principal da pesquisa são os profissionais docentes que nela atuam. Considerando que os licenciados têm formação pedagógica para atuar como docentes, são, especificamente, os docentes bacharéis que são apresentados como sujeitos da pesquisa, a forma como estes descreveram a docência e as suas relações com a inclusão da pessoa com deficiência na educação profissional e tecnológica. A abordagem da pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso, com base documental, aplicação de questionários e entrevistas, o marco temporal é a partir da Lei nº 11.892/2008. Para a análise dos dados utilizamos o método de análise de conteúdo. Segundo os informantes as ações institucionais têm pouca visibilidade e a formação dos docentes para atuarem na educação profissional reflete na atuação pedagógica com os discentes com deficiência e sua perspectiva sobre a inserção destes nas práticas profissionais, no contexto do Câmpus Lagarto, assim, a formação continuada se mostra como um elemento necessário à prática docente, bem como uma (re) estruturação das políticas institucionais com vistas à inclusão da pessoa com deficiência.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TELMA_AMELIA_SOUZA_PEREIRA.pdf5,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.