Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNakahata, Francisco Teruo-
dc.contributor.authorTeixeira, Rivanda Meira-
dc.date.accessioned2013-11-06T21:54:59Z-
dc.date.available2013-11-06T21:54:59Z-
dc.date.issued2010-09-
dc.identifier.citationNAKAHATA, F. T.; TEIXEIRA, R. M. A Criação de novos negócios por dekasseguis: estudo comparativo de casos de sucesso e fracasso. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 34., 2010, Rio de janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: AnPAD, 2010. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/ESO/2010_ESO220.pdf>. Acesso em: 6 nov. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/780-
dc.description.abstractEsse estudo tem como objetivo principal analisar como as características dos indivíduos, das organizações e do ambiente influenciam no sucesso ou no fracasso dos novos negócios criados pelos dekasseguis no Noroeste do Paraná, usando como base teórica o modelo de Gartner (1985). A escolha do modelo de Gartner (1985) como modelo teórico desse estudo justifica-se em razão de tratar o empreendedorismo e o processo de criação de novos negócios como um fenômeno complexo, sem dissociar o empreendimento do empreendedor, do contexto organizacional e de seu ambiente. As características das organizações e do ambiente foram adaptadas às empresas de pequeno porte, pois o modelo de Gartner é voltado para empresas de maior porte. Para este trabalho foram escolhidas seis empresas criadas por dekasseguis empreendedores da região noroeste do Paraná, sendo três de sucesso e três de fracasso. Como caso de sucesso, foi utilizado o critério aditado pela pesquisa GEM Global Entrepeneurial Monitor que define um empreendedor estabelecido como aquele que está à frente do seu negócio por mais de 42 meses. Como caso de fracasso foi considerado o empreendedor inicial que permaneceu a frente do negócio por até três anos e meio ou que mesmo após esse período tenha fechado e encerrado suas atividades. As principais fontes de evidências foram entrevistas com os dekasseguis que empreenderam. Foi utilizado roteiro semi-estruturado de entrevistas, permitindo ao entrevistado flexibilidade em suas opiniões. A partir das análises e comparações dos casos pode-se concluir que fazendo uma comparação das características dos indivíduos percebe-se que os dekasseguis das empresas de sucesso demonstram ter capacidade proativa maior que nas empresas que fracassaram. A ausência de planejamento para a abertura do negócio ficou mais evidente nas empresas que fracassaram. Porém, mesmo nas que tiveram êxito, percebe-se principalmente no início dos negócios que era comum o uso de ações do tipo tentativa e erro, sem planejamento. A grande diferença, é que nessas empresas, os dekasseguis despertaram para esse erro, procurando apoio e mais informações, para melhorar seu processo de gestão. Comparando as características do ambiente das empresas dos dekasseguis que tiveram sucesso e as que fracassaram constata-se que apesar de todos terem iniciado o negócio com capital próprio, esse fator não é suficiente para garantir a sobrevivência de negócios no mercado. Finalmente, pode-se inferir nos casos analisados que não existe um único fator específico ou o mais importante que explique o sucesso ou o fracasso dos empreendimentos dos dekasseguis. As características do indivíduo, da organização e do ambiente se encontram inter-relacionadas, sendo impossível dissociá-las umas das outras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administraçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectDekasseguispt_BR
dc.subjectModelo de Gartnerpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleA Criação de novos negócios por dekasseguis: estudo comparativo de casos de sucesso e fracassopt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseDireitos dos autorespt_BR
Aparece nas coleções:DAD - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CriacaoNegociosDekasseguis.pdf261,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.