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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPedroso, José Pedro Penteado-
dc.contributor.authorTeixeira, Rivanda Meira-
dc.contributor.authorCunha, Cleverson Renan da-
dc.contributor.authorMassukado-Nakatani, Márcia Shizue-
dc.date.accessioned2013-11-06T22:07:18Z-
dc.date.available2013-11-06T22:07:18Z-
dc.date.issued2008-09-
dc.identifier.citationPEDROSO, J. P. P. et al. A cooperação entre empresas de portes distintos: o estudo de um caso na indústria de chocolates. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: AnPAD, 2008. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2008/ESO/2008_ESOB1091.pdf>. Acesso em: 6 nov. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/781-
dc.description.abstractA cooperação entre empresas se faz presente na atualidade como instrumento para a conquista ou manutenção de vantagens competitivas. Contudo a visão acadêmica dos relacionamentos cooperativos tem sido contemplada preponderantemente sob o aspecto de alianças ou parcerias entre grandes empresas. Com o objetivo de analisar o relacionamento entre empresas de portes distintos por meio do processo de formação, gestão e evolução de alianças foi escolhido o relacionamento cooperativo existente entre uma das maiores empresas multinacionais de alimentos do mundo e uma pequena recém-formada fabricante de chocolates nacional. Metodologicamente foram considerados para este estudo de caso documentos disponibilizados pela empresa, entrevistas com os sócio-dirigentes e observação. Destaca-se que o entendimento deste estudo baseou-se na visão do parceiro de menor porte. A forte presença da confiança na relação entre as empresas e as características estruturais e de formação da empresa de menor porte foram indícios da presença de uma particular sinergia entre as empresas. Concluiu-se que para estas empresas o sucesso do relacionamento afirma-se tanto pelo fator encaixe cultural existente como pelas vantagens competitivas geradas pelo encaixa estratégico ideal estabelecido.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administraçãopt_BR
dc.subjectCooperação empresarialpt_BR
dc.subjectVantagens competitivaspt_BR
dc.subjectAlianças empresariaispt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectIndústria de chocolatept_BR
dc.titleA cooperação entre empresas de portes distintos: o estudo de um caso na indústria de chocolatespt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseDireitos dos autorespt_BR
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