Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFontes, Vítor Joaquim Barreto-
dc.date.accessioned2018-04-20T15:02:21Z-
dc.date.available2018-04-20T15:02:21Z-
dc.date.issued2018-01-29-
dc.identifier.citationFONTES, Vítor Joaquim Barreto. Avaliação do conhecimento sobre asma em adolescente asmáticos. Aracaju, SE, 2018. TCC (Graduação em Medicina) - Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7862-
dc.description.abstractObjectives: To assess knowledge about asthma among adolescents from public and private schools, in order to outline their profile. Methods: A cross-sectional descriptive study conducted in 51 schools, reaching a sample of 87 adolescents with asthma. Three questionnaires were applied and 64 asthmatic adolescents underwent spirometry. In order to evaluate the students’ level of knowledge, Birnbaum’s three-parameter logistic model was used, based on Item Response Theory (IRT). Results: The average score of knowlodge was 52.3 (SD±10.32). The questions with lower percentages of correct answers mentioned conceptual and therapeutic aspects of the disease and environmental triggers. The factors associated with higher scores of knowledge were: higher education level among the adolescents or their parents, origin from private school, report of receiving previous orientation about the disease and FEV1/FVC < 0.8. Conclusions: Lower percentages of correct answers about different aspects of asthma were identified among asthmatic adolescents. The profile of adolescents who presented higher knowledge included origin from private schools, report of previous orientation about asthma, lower FEV1/FVC index and higher education level among their parents.por
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMedicinapor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectAsmapor
dc.subjectAdolescenteseng
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectMedicineeng
dc.subjectAsthmaeng
dc.subjectTeenagerseng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.titleAvaliação do conhecimento sobre asma em adolescente asmáticospt_BR
dc.title.alternativeAssessment of knowledge on asthma in asthmatic adolescentseng
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Simões, Silvia de Magalhães-
dc.description.resumoObjetivo: Avaliar o conhecimento sobre a asma em adolescentes asmáticos de escolas públicas e privadas, buscando traçar o seu perfil. Métodos: Estudo transversal e descritivo realizado em 51 escolas com uma amostra de 87 adolescentes portadores de asma. Foram aplicados três questionários e 64 adolescentes asmáticos foram submetidos à espirometria. Para avaliação do nível de conhecimento do estudante foi utilizado o modelo unidimensional de 3 parâmetros de Birnbaum baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Resultados: A média do score de conhecimento foi 52,3 (SD±10,32). As perguntas com menores percentuais de acerto abordaram aspectos conceituais e terapêuticos da doença e fatores desencadeantes ambientais. Os fatores que se associaram a um maior grau de conhecimento sobre asma foram: maior escolaridade do adolescente, elevado nível educacional dos pais, ser oriundo de escola particular, relato de alguma orientação prévia sobre a doença e VEF1/CVF < 0,8. Conclusões: Baixos percentuais de acerto sobre diferentes domínios de conhecimento sobre a asma foram identificados nos adolescentes asmáticos. O perfil de adolescente que apresentou o melhor conhecimento foi o de escola privada, que afirmou orientação prévia sobre asma, índice VEF1/CVF mais baixo e pais com maior nível de escolaridade.pt_BR
dc.publisher.departmentDME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localAracaju-(SE)pt_BR
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vítor_Joaquim_Barreto_Fontes.pdf668 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.