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dc.contributor.authorFreitas, Adriana Cardoso-
dc.date.accessioned2018-04-26T13:23:41Z-
dc.date.available2018-04-26T13:23:41Z-
dc.date.issued2013-08-31-
dc.identifier.citationFREITAS, Adriana Cardoso. Nós aprendemos na universidade o que as Diretrizes Curriculares preconizam?. Aracaju, SE, 2013. TCC (Graduação em Medicina) - Departamento de Medicina, Aracaju, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7921-
dc.description.abstractIn order to have health professionals with suitable profiles to meet the needs of thepopulation, were approved The National Curricular Guidelines for Medical Education(DCN), creating conditions for a profound restructuring in medical curricula throughoutBrazil. The objective of this work was to evaluate the perceptions of medical students at the Federal University of Sergipe on the development of the general competencies and skills advocated by DCN. This study had a cross-sectional design, which included students enrolled in the 6th and the 12th period. The instrument used was drawn from the transcript of Article 4 of the DCN and sent to students through electronic tool. The six general competencies and skills assessed, two were considered by students at the end of the course as fully sufficient in the training process, two were partially satisfactory, and two others were considered totally inadequate. We concluded about the need to revisit the curriculum according to the guidelines proposed by the Ministry of Education to have more doctors adequately prepared to serve the public through the National Health System.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMedicinapor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectEducação médicapor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectMedicineeng
dc.subjectMedical Educationeng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subjectResumeseng
dc.titleNós aprendemos na universidade o que as Diretrizes Curriculares preconizam?pt_BR
dc.title.alternativeHave we learned at university what the Curriculum Guidelines advocate?eng
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Marco Antônio Prado-
dc.description.resumoA fim de ter profissionais de saúde com perfis adequados para atender às necessidades da população, foram homologadas as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médico (DCN), criando condições para uma profunda reestruturação nos currículos de Medicina em todo o Brasil. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Sergipe sobre o desenvolvimento das habilidades e competências gerais, preconizadas pelas DCN. Esta pesquisa teve um delineamento transversal, onde foram incluídos os estudantes matriculados no 6º e no 12º período. O instrumento utilizado foi elaborado a partir da transcrição do artigo 4º das DCN e enviado para os estudantes através de ferramenta eletrônica. Das seis competências e habilidades gerais avaliadas, duas foram consideradas pelos estudantes do final do curso como plenamente suficientes no processo de formação; duas foram parcialmente satisfatórias; e outras duas foram consideradas totalmente insuficientes. Isso permitiu concluir que é necessária uma discussão da estrutura curricular de acordo com as diretrizes propostas pelo Ministério da Educação para, assim, formar médicos mais adequadamente preparados para servir à população através do Sistema Único de Saúde.pt_BR
dc.publisher.departmentDME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localAracaju-(SE)pt_BR
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