Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7942
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Gleyson Souza dos-
dc.date.accessioned2018-04-26T23:46:29Z-
dc.date.available2018-04-26T23:46:29Z-
dc.date.issued2018-03-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Gleyson Souza dos. Questões sociocientíficas como abordagem metodológica nos livros didáticos de ciências. 2018. 242 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7942-
dc.description.abstractTextbooks are indispensable tools in the elaboration of a plan of action that teachers use to reach the proposed objectives. Because it is a more used support material this resource must support the teacher in the construction of the student's knowledge. In this perspective, the Socio-scientific issues (SSI) are being studied as methodological approaches to insert Science, Technology and Society in order to raise in the student the most complex thinking so that he can look at the world around him in a different way , being able to make interventions and a conscious decision. In this context, the research is a kind of documentary with qualitative approach and having as main objective to verify the science textbooks approved by PNLD – 2017 in order to find the Socio-Scientific issues and to verify how they were being addressed. So, it was necessary to build a scale of complexity that we could measure the SSI. Thus, we categorize the principles of complexity proposed by Silva (2016) in Socio-Scientific aspects and relevant knowledge (C1), pertinent knowledge and contextualization (C2) and intentional identity (C3). These categories served as criteria of analysis for the SSI. The results indicate that textbooks present Socio-Scientific issues, but with different levels of complexity. Those classified as satisfactory and fully satisfactory are more feasible from a didactic point of view to promote meaningful learning.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)por
dc.subjectQuestões sociocientíficaspor
dc.subjectScience, technology and society (STS)eng
dc.subjectSocio-scientific issues (SSI)eng
dc.subjectTextbookseng
dc.titleQuestões sociocientíficas como abordagem metodológica nos livros didáticos de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Wartha, Edson José-
dc.description.resumoOs livros didáticos são ferramentas indispensáveis na elaboração de um plano de ação que os professores utilizam para alcançar os objetivos propostos. Por ser um material de apoio mais utilizado é necessário que este recurso dê suporte ao professor na construção do conhecimento do aluno. Nesta perspectiva, as questões sociocientíficas (QSC) estão sendo estudadas como abordagem metodológicas para se inserir a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade com o propósito de suscitar no aluno o pensamento mais complexo para que possa olhar o mundo ao seu redor de forma diferente possibilitando fazer intervenções e uma tomada de decisão consciente. Neste contexto, a pesquisa é do tipo documental com abordagem qualitativa e tendo como principal objetivo verificar os livros didáticos de Ciências aprovados pelo PNLD – 2017 na intenção de encontrar as questões sociocientíficas e verificar como estas estavam sendo abordadas. Dessa forma, foi necessário construir uma escala de complexidade que pudéssemos mensurar as QSC. Sendo assim, categorizamos os princípios indicadores de complexidade proposto por Silva (2016) em aspectos sociocientíficos e conhecimento pertinente (C1), conhecimento pertinente e contextualização (C2) e fundamentos intencionais identitários (C3). Estas categorias serviram de critérios de análise para as QSC. Os resultados indicam que os livros didáticos apresentam questões sociocientificas, mas com níveis de complexidades diferenciados. Destas, as classificadas como satisfatórias e totalmente satisfatórias são mais viáveis do ponto de vista didático para promover uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLEYSON_SOUZA_SANTOS.pdf5,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.