Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7959
Tipo de Documento: Monografia
Título: Arquitetura do Nordeste: a produção regional a partir das revistas especializadas projeto e AU das décadas de 1980 e 1990
Autor(es): Bezerra, Taciana Souza
Data do documento: 17-Abr-2018
Orientador: Galvão, Carolina Marques Chaves
Resumo: A crise do Movimento Moderno e início da produção contemporânea no Brasil coincide com o particular contexto político, econômico e cultural da Ditadura Militar (1964). Em virtude das imposições e censuras do regime, tem início um processo de isolamento da atuação dos arquitetos, que ocorre concomitantemente às experimentações e diversificação de tendências que marcam o campo arquitetônico nesses anos dentro e fora do país. Portanto, visto a necessidade de tomar conhecimento destas produções e favorecidos pela gradual abertura política e cultural, em fins da década de 1970, iniciam-se os esforços em retomar as discussões de arquitetura, especialmente através dos periódicos especializados. Dentro deste panorama, este trabalho pretende lançar um olhar às arquiteturas realizadas nessas últimas décadas do século XX no Nordeste, a partir do repertório das revistas Projeto e AU (1980 e 1990) e, desta forma, especular como esta fase se desenvolveu na região e o quanto ela está alinhada com outros episódios nacionais presentes nas narrativas dominantes. Para tal, a consulta à historiografia faz-se fundamental nesta revisão, embora esbarre com a problemática de uma abordagem bastante restrita. Assim, foram consultados seis livros referências no estudo da arquitetura do século XX, a fim de introduzir não só o desenvolvimento e consolidação do Movimento Moderno no âmbito nacional, mas também da região Nordeste, os quais, somados à contribuição dos periódicos especializados (dados levantados), permitiram a construção das interpretações aqui expostas. Desta forma, busca-se contribuir com o tema da arquitetura contemporânea, ainda incipiente na historiografia, em especial a do Nordeste. Vale ressaltar que não há qualquer intenção de esgotamento da temática, apenas o interesse em participar de um debate bastante pertinente à atualidade e que, como tantos outros, dá margens a novos questionamentos e linhas de investigação.
Palavras-chave: Arquitetura
Arquitetura contemporânea
Projetos (Arquitetura) Brasil, Nordeste
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: BEZERRA, Taciana Souza. Arquitetura do Nordeste: a produção regional a partir das revistas especializadas projeto e AU das décadas de 1980 e 1990. 2018. 145 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)- Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7959
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taciana_Souza_Bezerra.pdf10,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.