Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8030
Tipo de Documento: Monografia
Título: Interações entre Carrapatos (Acari) e Marsupiais (Mammalia) em um fragmento de Mata Atlântica, Sergipe
Autor(es): Rezende, Islayde Santos de
Data do documento: 15-Mar-2018
Orientador: Bocchiglieri, Adriana
Resumo: Os marsupiais exploram habitats variados e se expõem ao parasitismo por espécies das ordens Ixodida e Gamasida, vulgarmente chamados de carrapatos e ácaros. Nesse estudo objetivou-se caracterizar a comunidade desses ectoparasitos associada aos marsupiais em um fragmento de Mata Atlântica, Sergipe, Brasil. Entre março/2016 a agosto/2017 foram identificadas as associações entre ectoparasitos e marsupiais no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco. A partir da abundância dos parasitos foram definidas a prevalência e intensidade média no programa Quantitative Parasitology 3.0. Taxas de prevalência superiores a 5% foram consideradas associações primárias. Diferenças na prevalência entre o sexo dos hospedeiros foram analisadas pelo teste Qui-quadrado no programa Bio Estat 5.0. Os marsupiais Marmosa murina (N=6), Marmosa demerarae (N=17) e Marmosops incanus (N=2) foram parasitados por 72 indivíduos das famílias Ixodidae: Ixodes schulzei (N=56), Ixodes luciae (N=10) e larvas de Amblyomma (N=2) e Macronysidae: Ornithonyssus sp. (N=4). Os registros de infestação por representantes da família Ixodidae são inéditos para essas espécies de marsupiais. A maioria das associações foi primária e houve preferência de I. schulzei e I. luciae por M. demerarae. Este hospedeiro obteve maior prevalência para I. schulzei e o marsupial M. murina para I. luciae. A prevalência destes carrapatos não foi influenciada pelo sexo dos marsupiais M. demerarae e M. murina (p≥0,06) para I. schulzei e em M. demararae para I. luciae (p=0,41). Este estudo contribui para a ampliação do conhecimento científico sobre a associação entre carrapatos e marsupiais no Nordeste brasileiro e representa o primeiro trabalho em Sergipe relacionado a essa associação envolvendo os marsupiais M. demerarae, M. murina e M. incanus.
Palavras-chave: Ecologia
Ensino de ecologia
Carrapatos
Mata Atlântica
Ixodes
Marmosa
Marmosops
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DECO - Departamento de Ecologia – São Cristóvão - Presencial
Citação: REZENDE, Islayde Santos de. Interações entre Carrapatos (Acari) e Marsupiais (Mammalia) em um fragmento de Mata Atlântica, Sergipe. São Cristóvão, SE, 2018. 1 CD-ROM Monografia (Graduação em Ecologia) - Departamento de Ecologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8030
Aparece nas coleções:Ecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Islayde_Santos_Rezende.pdf711,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.