Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8048
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gislane Santos-
dc.date.accessioned2018-05-09T21:35:12Z-
dc.date.available2018-05-09T21:35:12Z-
dc.date.issued2015-03-13-
dc.identifier.citationSILVA, Gislane Santos. Aprendizagem interorganizacional : o caso da rede de cooperativas de catadores de material reciclável - Catabahia. 2015. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8048-
dc.description.abstractThe business networks have emerged as a new organizational setting in order to increase the competitiveness of companies and as alternative to achieve their goals. Some studies show that cooperation between the companies involved in network, generate benefits through the exchange of information and knowledge. The analysis of learning strategies used by organizations can result in a better way of understanding in which learning takes place the cooperation networks. This study investigates which the conditions for waste pickers cooperatives learn how participants Catabahia network, and identify the main reasons for that cooperatives integrate the network, verify the interorganizational learning strategies adopted by cooperatives, types of knowledge learned and the benefits from the network learning process. The research strategy adopted was the single case study, with data collection in 9 cooperatives, considered as small units of analysis: members of Catabahia Network. To collect data, it was used a semi-structured interview guide, applied with representatives and technicians of cooperatives. In addition to, we used the techniques of documentary analysis and direct observation. From the analysis of the data was verified that cooperatives join the network as a way to formalize and get benefits. As for learning strategies, it was found that cooperatives adopt a collaborative behavior, commitment strategies, collaboration and accommodation. Regarding the types of knowledge, it is observed that cooperatives have a tacit knowledge of previous experience, and get explicit knowledge through training and training received by the technicians. The results indicate that the main benefits generated by learning were: the development of managerial skills and representation, capacity to participate in tenders and projects and identify more clearly the needs of cooperatives.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectAdministração de cooperativaspor
dc.subjectAprendizagem organizacionalpor
dc.subjectCooperativas de reciclagempor
dc.subjectRede Catabahiapor
dc.subjectAprendizagem interorganizacionalpor
dc.subjectCooperativaspor
dc.subjectRedepor
dc.subjectMaterial reciclávelpor
dc.subjectCatadorespor
dc.subjectInterorganizational learningeng
dc.subjectCooperativeseng
dc.subjectNetworkeng
dc.subjectRecyclable materialeng
dc.subjectCollectorseng
dc.titleAprendizagem interorganizacional: o caso da rede de cooperativas de catadores de material reciclável - Catabahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Olave, Maria Elena Leon-
dc.description.resumoAs redes de empresas surgiram como uma nova configuração organizacional com a finalidade de ampliar a capacidade competitiva das empresas integrantes e como alternativa para alcançar seus objetivos. Estudos mostram que a cooperação entre as empresas que participam em rede geram benefícios por meio da troca de informações e de conhecimentos. A análise das estratégias de aprendizagem utilizadas pelas organizações pode resultar na melhor compreensão das formas como acontece a aprendizagem dentro das redes de cooperação. Este estudo buscou analisar quais as condições para que as cooperativas de catadores de material reciclável aprendam como participantes da Rede Catabahia, assim como identificar as principais motivações para que as cooperativas se integrem à rede, verificar as estratégias de aprendizagem interorganizacional adotadas pelas cooperativas, os tipos de conhecimentos aprendidos e os benefícios advindos do processo de aprendizagem em rede. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso único, com coleta de dados em 9 cooperativas, consideradas como sub unidades de análise, integrantes da Rede Catabahia. Para a coleta de dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado junto aos representantes e técnicos das cooperativas. De forma adicional foram utilizadas as técnicas de análise documental e de observação direta. A partir da análise dos dados foi possível verificar que as cooperativas ingressam na rede como uma maneira para se formalizarem e obter benefícios. Quanto às estratégias de aprendizagem, verificou-se que as cooperativas adotam um comportamento colaborativo, estratégias de compromisso, colaboração e acomodação. Com relação aos tipos de conhecimento, observa-se que as cooperativas possuem um conhecimento tácito das experiências anteriores, e obtém conhecimento explícito por meio do treinamento e capacitação recebida por parte dos técnicos. Os resultados da pesquisa indicam que os principais benefícios gerados com a aprendizagem foram: o desenvolvimento de habilidades gerencias e de representação, capacidade de participação em editais e projetos e identificar com maior clareza as necessidades das cooperativas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Rivanda Meira-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GISLANE_SANTOS_SILVA.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.