Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8059
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerraz, Janaynna de Moura-
dc.date.accessioned2018-05-10T14:16:01Z-
dc.date.available2018-05-10T14:16:01Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.citationFERRAZ, Janaynna de Moura. Externalização na criação do conhecimento organizacional : caso das agências de publicidade. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8059-
dc.description.abstractKnowledge management becomes paramount to the survival of contemporary organizations now committed to converge the collective knowledge for a common purpose to the group. Consecrated literature mentions that among the faces of knowledge management, there is the theory of creation of corporate knowledge, presented in spiral form in a process that culminates in four possible modes of knowledge conversion. Although it declared the relevance of knowledge creation today, one can see that little is understand how it occurs in the practice. Thus, this research aimed to investigate the role of externalization, which is a form of knowledge conversion, given its relevance in the process of organizational knowledge creation and it will investigate the agencies of advertising, classified as knowledge-intensive business services. The search strategy was a single case study with six little cases (advertising agencies), the unit of analysis was the very phenomenon resulting from the spiral path of corporate knowledge. The approach was descriptive and exploratory and research went into a sequence of two phases. The first phase was a qualitative in a descriptive approach. Data were collected through an online questionnaire answered by employees of Sergipe advertising agencies and in parallel through an e-focus group with the owners / managers of these organizations. The second phase, qualitative and exploratory, used the data collection of the first phase added to your specification, investigating new perspectives of the problem through the crossing of evidence to the theory of knowledge creation. Data were treated with simple descriptive statistics and content analysis whose classification was categorized in terms. Among the main results, it is emphasized that externalization, in addition to calls for the theory, not only has an important role, beyond, its role is decisive, so that it is believed that the absence of externalization implies the absence of management knowledge in organizational practice. This research intends that this research will contribute to the understanding of knowledge management, offering new horizons for the theory and practice in organizations.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectOrganizaçõespor
dc.subjectAgências de propagandapor
dc.subjectCriação de conhecimentopor
dc.subjectExternalizaçãopor
dc.subjectAgências de publicidadepor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectKnowledge creationeng
dc.subjectExternalizationeng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.titleExternalização na criação do conhecimento organizacional : caso das agências de publicidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Débora Eleonora Pereira da-
dc.description.resumoA gestão do conhecimento torna-se primordial para a sobrevivência das organizações contemporâneas ora empenhadas em convergir os saberes da coletividade para um propósito comum ao grupo. A literatura consagrada menciona que dentre as faces da gestão do conhecimento, destaca-se a teoria de criação do conhecimento empresarial, apresentada em forma de espiral num processo que culmina em quatro modos possíveis de conversão de saberes. Embora seja declarada a relevância da criação do conhecimento na atualidade, percebe-se que pouco se atina em como ela ocorre na prática. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o papel da externalização, que é uma modalidade de conversão de conhecimento, face sua relevância no processo da criação do conhecimento organizacional e, para isso, investiga as agências de publicidades, organizações classificadas como de serviço intensivo em conhecimento. A estratégia de pesquisa foi um estudo de caso único, com seis minicasos (agências de publicidade), cuja unidade de análise foi o próprio fenômeno decorrente do trajeto da espiral do conhecimento corporativo. A abordagem foi descritivo-exploratória e a investigação transcorreu numa sequência de duas fases. A primeira fase teve natureza qualitativa com uma abordagem descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, respondido pelos colaboradores das agências de publicidade de Sergipe e, paralelamente, por meio de um e-focus group com os proprietários/gestores dessas organizações. A segunda fase, qualitativa e exploratória, utilizou os dados da coleta da primeira fase adicionados ao seu relatório descritivo da primeira fase, investigando novas perspectivas do problema através do cruzamento das evidências com a teoria de criação do conhecimento. Os dados foram tratados com análise de conteúdo cuja classificação foi categorizada pelos temas. Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se que a externalização, além do que se preconiza a teoria, não tem apenas um papel relevante; muito além, seu papel é decisivo, de modo que se acredita que a ausência de externalização implica na inexistência da gestão do conhecimento na prática organizacional. Esta pesquisa pretende contribuir com o entendimento acerca da gestão do conhecimento, oferecendo novos horizontes para a teoria e para sua prática nas organizações.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANAYNNA_MOURA_FERRAZ.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.