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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, João Paulo Santos-
dc.date.accessioned2018-05-17T20:01:15Z-
dc.date.available2018-05-17T20:01:15Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, João Paulo Santos. Graça no dessossego : nas veredas da comicidade e do riso. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8168-
dc.description.abstractIn Grande sertão: veredas (1956) the serious tone of the narrative is mixed with the appearance of comic elements that, although sparse, are part of the structure of the narrative. This study shows how manifestations of comedy appears in this novel, such as procedures, techniques, comic structures, jokes, as well as the representation of laughter, by Guimarães Rosa, connecting these elements to the plot. To do so, it starts from a theoretical review on the comic and the laughable in Aristóteles (2008), Bergson (2007), Freud (1977), Jolles (1976), Propp (1992), Minois (2003), as well as critical discussions of Candido (1990), Galvão (1986), Nunes (2013), Utéza (1994) and Hansen (2000). In addition, the function performed by the comic processes present in this narrative allows us to understand the role of comicity in its different forms in the Rosa’s novel. Thus, it is possible to discuss relations between the serious and the comic tone, and the constant relieving of tensions. The Rosa’s linguistic re-creations, according to Freud's discussions (1977), create pleasure in times of tension, bringing relief on, which allows not only the reader to continue reading, but also that the narrative, although dense due to the tensions of jagunços’ battles, flows with moments of distension. Yet the functionality goes beyond that: the relativization of values and behaviors that rethink the usual logic of the world may be the most recurrent. In this case, according to this study, the comic derives from a reversal of cultural logic and contributes to the overcoming of metaphysical concerns through laughter.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectHistória e críticapor
dc.subjectCômicopor
dc.subjectRiso na literaturapor
dc.subjectJoão Guimarães Rosapor
dc.subjectGrande sertão: veredas (romance)por
dc.subjectComicidadepor
dc.subjectRisopor
dc.subjectComedy noveleng
dc.subjectLaughtereng
dc.titleGraça no dessossego : nas veredas da comicidade e do risopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Jacqueline-
dc.description.resumoEm Grande sertão: veredas (1956) o tom sério da narrativa se mescla com o aparecimento de elementos cômicos que, apesar de esparsos, participam da estruturação da narrativa. Este estudo analisa de que forma se dão as manifestações da comicidade, tais como procedimentos, técnicas, estruturas cômicas, chistes, bem como a representação do riso nesse romance, de Guimarães Rosa, buscando relacionar esses elementos com o enredo. Para tanto, partiremos de um instrumental teórico sobre o cômico e o risível, a saber, Aristóteles (2008), Bergson (2007), Freud (1977), Jolles (1976), Propp (1992), Minois (2003), além das discussões críticas de Candido (1990), Galvão (1986), Nunes (2013), Utéza (1994) e Hansen (2000). Ademais, a função desempenhada pelos processos cômicos presentes nessa narrativa nos permite compreender o papel da comicidade nas suas distintas formas no romance rosiano. Assim, foi possível discutir as relações entre o sério e o cômico, bem como o constante alívio de tensões. As recriações linguísticas rosianas, conforme as discussões de Freud (1977), derivam em prazer em momentos de tensão, suscitando um alívio, o que permite não só que o leitor prossiga na leitura, como também que a narrativa, porque densa devido às tensões das batalhas dos jagunços, flua com momentos de distensão. Ainda a funcionalidade vai além disso: a relativização de valores e de comportamentos que repensam a lógica usual do mundo talvez seja o mais recorrente. Nesse caso, apontam nossas análises, o cômico decorre de uma inversão da lógica cultural e concorre para a superação de preocupações metafísicas pela via do riso.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras

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