Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Fabiano Batista de-
dc.date.accessioned2018-05-17T21:29:28Z-
dc.date.available2018-05-17T21:29:28Z-
dc.date.issued2017-02-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiano Batista de. Letramento : da aquisição da escrita à posição de sujeito-autor. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8175-
dc.description.abstractMany are the ways in which we seek to study the written evidence in textual medium level students productions. And it always brings the need to establish concepts such as literacy, literacy, subject, author and authorship. For such pursue a path that seemed the most feasible, show evidence of authorship through the literacy process. The aim was to examine the texts looking for brands that inform traces of other voices now transformed in the voice of the student, now author (not in Foucault's sense), but in the Syrian Possenti line. Here, on these pages, authorship is related to the announcer concepts (who is responsible for what it says) and uniqueness (style, particular way to do this in the text). The latter relationship is the basis of our project, which unites the knowledge of the student with the knowledge shared world after contact with other discourses. As theoretical references resorted to Tfouni, Orlandi, Foucault, Bakhtin, Possenti and many others who gave their contributions on the question of authorshippor
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectAutoriapor
dc.titleLetramento : da aquisição da escrita à posição de sujeito-autorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tfouni, Fabio Elias Verdiani-
dc.description.resumoVários são os modos pelos quais se buscam estudar os indícios de autoria em produções textuais de alunos de nível médio. Para tal, faz-se necessário estabelecer conceitos como alfabetização, letramento, sujeito, autor e autoria. Desta forma, percorremos um caminho que nos pareceu mais viável, mostrar os indícios de autoria através do processo de letramento. O objetivo é analisar textos de alunos do nível médio buscando marcas que informassem vestígios de outras vozes transformadas, agora, na voz do aluno-autor (não no sentido foucaultiano), mas, na linha de Leda Verdiani Tfouni e Sírio Possenti que por sua vez, baseia-se no paradigma de Ginzburg. Aqui, nestas páginas, a autoria está relacionada aos conceitos de locutor (que se responsabiliza pelo que diz) e de singularidade (estilo, modo particular de se fazer presente no texto). Essa última relação é a base do nosso projeto, que une o saber do aluno com o conhecimento de mundo partilhado. Como referências teóricas recorremos a Tfouni, Orlandi, Foucault, Bakhtin, Possenti e tantos outros que deram suas contribuições sobre a questão da autoria.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANO_BATISTA_OLIVEIRA.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.