Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAnjos, Danilo Gois dos-
dc.contributor.authorSantos, Alef Menezes dos-
dc.date.accessioned2018-05-21T13:44:53Z-
dc.date.available2018-05-21T13:44:53Z-
dc.date.issued2017-10-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Alef Menezes dos; ANJOS, Danilo Gois dos. Boas práticas de governança de TIC adotadas para a melhoria do Igovti na APF na dimensão de processos. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8216-
dc.description.abstractGovernance is an essential factor for the longevity of an organization. Soon, it is not an exclusive theme for private organizations. Therefore, we must consider that the Federal Public Administration (FPA) also applies. Based on this principle, Governance can be applied to several sectors of an organization, such as human resources, finance, high management and Information and Communication Technology (ICT). Already the latter is of paramount importance in order to achieve the organizational objectives, aligning the resources and objectives of the ICT to the business. According to the Court of Audit of the Union (CAU) of Brazil, the great majority of the bodies that compose the APF have a low maturity index. Therefore, this work aims to identify and present in a summarized and simplified form the good practices of ICT Governance, in order to assist FPA managers in the adoption of these practices in their organization, within the Process dimension defined by TCU, with the aim of raising the level of maturity of the organization. Was also developed a Business Process Management (BPM) model, taking into account the good practices identified and analyzed, aiming at improving the results of the process dimension. This model was validated by means of a questionnaire answered by managers or servers of APF that are responsible for ICT Governance in your organization. And the proposed model obtained satisfactory answers, which indicates that its application can assist Information Technology (IT) managers in improving the maturity of the Information Technology Governance Index in the dimension of Process. In addition to verifying that the involvement of top management is of paramount importance in order to achieve this goal.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopor
dc.subjectAdministração pública federalpor
dc.subjectGestção públicapor
dc.subjectGovernanceeng
dc.subjectFederal public administrationeng
dc.subjectGood practiceseng
dc.titleBoas práticas de governança de TIC adotadas para a melhoria do Igovti na APF na dimensão de processospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Rogério Patrício Chagas do-
dc.description.resumoA Governança é um fator essencial para longevidade de uma organização. Logo, ela não é um tema exclusivo às organizações de cunho privado. Portanto, devemos considerar que também se aplica a Administração Pública Federal (APF). Partindo desse princípio, a Governança pode ser aplicada em diversos setores de uma organização, como: os recursos humanos, o financeiro, a alta administração e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Já esse último, é de suma importância para que seja possível alcançar os objetivos organizacionais, alinhando os recursos e objetivos da TIC ao negócio. Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU) do Brasil, a grande maioria dos órgãos que compõem a APF têm o índice de maturidade baixo. Portanto, esse trabalho tem como objetivo identificar e a apresentar de forma resumida e simplificada as boas práticas de Governança de TIC (GovTIC), de modo a auxiliar os gestores da APF na adoção dessas práticas em sua organização, dentro da dimensão de Processos definido pelo TCU, com a pretensão de elevar o nível de maturidade da organização. Também foi desenvolvido um modelo Business Process Management (BPM), levando em consideração as boas práticas identificadas e analisadas, visando à melhoria dos resultados da dimensão de Processos. Esse modelo foi validado por meio de um questionário respondido pelos gestores ou servidores da APF que são responsáveis pela GovTIC em sua organização. E o modelo proposto obteve respostas satisfatórias, o que indica que sua aplicação pode auxiliar os gestores de Tecnologia da Informação (TI) na melhoria da maturidade do Índice de Governança de Tecnologia da Informação (iGovTI) na dimensão de Processos. Além de verificar que o envolvimento da alta administração é de suma importância para que este objetivo seja alcançado.pt_BR
dc.publisher.departmentDCOMP - Departamento de Computação – Sistemas de Informação – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danilo_Gois_Anjos_Alef_Menezes_Santos.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.