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dc.contributor.authorNunes, Mislene da Silva-
dc.date.accessioned2018-05-21T13:52:13Z-
dc.date.available2018-05-21T13:52:13Z-
dc.date.issued2017-11-17-
dc.identifier.citationNUNES, Mislene da Silva. Explorando funções na representação de materiais em renderizações realistas. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Departamento de Computação, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8218-
dc.description.abstractRealistic rendering is an area of computer graphics that aims to simulate a real-world image. In order to do that, it is necessary to represent the appearance of materials faithfully or as closely as possible. In this context, the Bidirectional Reflectance Distribution Functions (BRDFs), which are functions that receive incident lighting and a perspective, reproduce the color that the material presents under a given perspective. This way, this work seeks to explore reflectance functions in the representation of materials in realistic renderings, in order to increase the number of reflectance functions available in a rendering tool, and to allow an increase in the representativeness of materials of the real world. To achieve this goal, a study was made on rendering tools, to choose one, the implementation of functions not contained in it, as well as the implementation of new materials that use these functions to characterize how they reflect the light. To evaluate the obtained results, a set of scenes were developed, among them a realistic scene, where comparisons between inserted and existing materials were performed. In addition, for simple scenes it was shown that using the inserted materials generally consumed less rendering time and produced similar results to scenes constructed with already existing materials in the tool, as well as realistic results.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectRenderização realistapor
dc.subjectMateriaispor
dc.subjectFunções de refletânciapor
dc.subjectFerramentas de renderizaçãopor
dc.subjectRealistic renderingeng
dc.subjectRendering toolseng
dc.subjectReflectance functionseng
dc.subjectMaterialseng
dc.titleExplorando funções na representação de materiais em renderizações realistaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Beatriz Trinchão Andrade de-
dc.description.resumoA renderização realista é uma área da computação gráfica que visa simular uma imagem do mundo real. Para que isso seja possível é necessário representar a aparência de materiais com fidelidade ou com a maior aproximação possível. Neste contexto, surgem as funções de distribuição de refletância bidirecional (do inglês, Bidirectional Reflectance Distribution Functions - BRDFs), que são funções que, ao receberem uma iluminação incidente e uma perspectiva, reproduzem a cor que o material apresenta sob esta perspectiva. Desta forma, este trabalho busca explorar funções de refletância na representação de materiais em renderizações realistas, com o objetivo de aumentar o número de funções de refletância disponíveis em uma ferramenta de renderização e de possibilitar um aumento na representatividade de materiais do mundo real. Para alcançar tais objetivos, foi feito um estudo sobre ferramentas de renderização, para a escolha de uma, a implementação de funções não contidas na mesma, assim como também a implementação de novos materiais que utilizam essas funções para caracterizar a forma como eles refletem a luz. Para avaliar os resultados obtidos, um conjunto de cenas foram desenvolvidas, dentre elas uma cena realista, onde comparações entre os materiais inseridos e os já existentes foram realizadas. Além disso, para cenas simples foi mostrado que utilizando os materiais inseridos em geral consumiram menos tempo de renderização e produziram resultados semelhantes aos de cenas construídas com materiais já existentes na ferramenta, como também resultados realísticos.pt_BR
dc.publisher.departmentDCOMP - Departamento de Computação – Ciência da Computação – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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